Tempo de leitura: 2 minutos
Prédio onde funciona a superintendência da Caixa em Itabuna (Foto Pimenta).
Itabuna vai perder gerência da GIGOV para Vitória da Conquista || Foto Pimenta

A União dos Municípios da Bahia (UPB) denuncia que a decisão equivocada do Governo Federal de extinguir serviços oferecidos pela Caixa Econômica da Caixa vai prejudicar moradores de cerca de 200 municípios das regiões sul, extremo sul e oeste da Bahia.

Segundo a entidade, entre as medidas previstas está a transferência das Gerências Executivas de Governo (GIGOV) de Itabuna e Barreiras para Vitória da Conquista. O GIGOV é responsável pelo relacionamento com instâncias de governo em municípios e estados.

De acordo com a  UPB, entre os serviços mais afetados com as mudanças estão os processos relacionados ao FGTS, repasses e financiamentos públicos, programas sociais e de habitação. A entidade afirma que a intenção do governo de acelerar o processo de encolhimento do maior banco público do País compromete a execução de políticas públicas de Estado e dificulta direitos dos trabalhadores.

FUNÇÃO DA GIGOV

A UPB destaca que a Caixa tem apoiado importantes iniciativas do comércio, indústria e outros setores, que resultaram na expansão das atividades econômicas dos municípios e na consequente geração de emprego e renda em comunidades de todo o país, contribuindo assim para reduzir as desigualdades regionais.

Para o vice-presidente Institucional da UPB, prefeito de Jaguaquara, Giuliano de Andrade Martinelli, essa extinção da GIGOV de Barreiras e Itabuna – para serem concentradas em Vitória da Conquista- irá prejudicar quase 200 municípios que dependem da relação próxima com a instituição financeira para o bom andamento da gestão.

Ele disse “estou insatisfeito com essa possível mudança, três importantes filiais vão se transformar em uma só, espero que isso seja repensado. Como um único gerente vai dar conta de atender tantos municípios? ”, indaga Giuliano. A reportagem do  PIMENTA não conseguiu falar com a assessoria de comunicação da Caixa em Itabuna.

Atualização às 11h54min (17.ago) – Por meio de nota, a Caixa confirmou as mudanças, mas informa que ela não afetaria o atendimento aos municípios. Confira a íntegra, abaixo:

A Caixa Econômica Federal informa que eventuais mudanças organizacionais são estratégicas e não terão impacto na atuação do banco. A CAIXA garante a continuidade dos negócios regionais e reforça o seu papel de parceira estratégica do governo federal. Além disso, o banco ressalta que a reestruturação interna prevê a modernização de processos, centralização de atividades e melhoria da qualidade de atendimento.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *