Tempo de leitura: < 1 minuto
Condomínios do Minha Casa Minha Vida apresentam problemas || Foto Waldir Gomes
Condomínios do Minha Casa Minha Vida apresentam problemas || Foto Waldir Gomes

Mais da metade das moradias construídas com recursos do Programa Minha Casa Minha Vida, faixas 2 e 3, apresentam defeitos de construção, segundo relatório da Controladoria-Geral da União (CGU). Segundo o órgão, 56,4% apresentaram defeitos como infiltrações, falta de prumo e de esquadro, trincas e vazamentos. Já quanto à área externa, defeitos mais comuns foram alagamento, iluminação deficiente e falta de pavimentação.

O relatório foi elaborado por meio de análise amostral em 77 empreendimentos do programa em 12 estados, dentre eles a Bahia. Segundo a CGU, os trabalhos de campo foram feitos em 2015, sendo analisados 2.166 contratos e 1.472 unidades habitacionais. O resultado somente agora foi divulgado, dois anos depois.

CAIXA ECONÔMICA

Agente financeiro do programa, a Caixa Econômica também é cobrada pelas falhas no programa. O relatório aponta necessidade de “melhoria quanto à aprovação dos projetos na Caixa, no que se refere à melhor evidenciação da análise dos projetos e das planilhas orçamentárias; a frequência de problemas construtivos nas unidades habitacionais e nos empreendimentos; e fragilidades na aplicação de critérios de hierarquização e de transparência na seleção de beneficiários, por parte das prefeituras”.

A Caixa também é responsabilizada pelo “baixo índice de realização do trabalho social e alto nível de satisfação dos beneficiários com as unidades habitacionais e com os empreendimentos”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *