Tempo de leitura: 2 minutos
Cerca de 1,3 milhão de pessoas na Bahia sonham em voltar a carteira assinada.
Cerca de 1,3 milhão de pessoas na Bahia sonham em voltar a ter carteira assinada

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), nesta quinta-feira (17), indicam que a taxa de desempregados na Bahia caiu de 18,6%, no período de janeiro a março, para 17,5% no segundo trimestre do ano. Os números mostram que cerca de 1,3 milhão de pessoas estão sem emprego no estado.

Com a redução de 1,1 ponto percentual do primeiro trimestre para o segundo, a Bahia caiu da primeira para a terceira colocação no ranking nacional de desempregados. Os dois primeiros colocados são Pernambuco, onde o desemprego passou de 17,1% para 18,8%, e Alagoas, cujo número de pessoas sem ocupação subiu de 17,5% para 17,8%.

OUTROS ESTADOS

De acordo com o IBGE, dois estados do Sul do Brasil têm o menor contingente de desempregados. No Rio Grande do Sul, a taxa de desempregados é de 8,4%. Santa Catarina tem o melhor resultado, com 7,5%. No Sudeste, o melhor resultado é de Minas Gerais, que registrou taxa de desemprego de 12,2%. Nessa região, São Paulo tem o segundo pior desempenho (13,5%) e o Rio de Janeiro possui o pior resultado, com 15,6% sem trabalho.

A pesquisa do IBGE é realizada por meio de uma amostra de domicílios. A cada trimestre, são investigados 211.344 domicílios particulares permanentes, em cerca de 16 mil setores censitários, distribuídos por aproximadamente 3.500 municípios. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 13%.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *