Tempo de leitura: 2 minutos
Diretora da Apae de Ilhéus
Diretora da Apae de Ilhéus destaca as ações para vencer  barreiras

Para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Ilhéus promove várias atividades, a partir desta segunda-feira (21). Neste ano, a semana tem como tema central “Pessoa Com Deficiência: direitos, necessidades e realizações”.

A semana especial será iniciada às 8h30min desta segunda, com um desfile no Hernani Sá, Nelson Costa e bairros circunvizinhos. O evento contará com as participações da Banda da Polícia Militar de Ilhéus, alunos da Escola Flor do Cacau (APAE), Associação, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), presidente da instituição, coronel Albervan Neves de Almeida, e o vice–presidente, Major Vasco Luiz Santos de Oliveira, funcionários, pais e professores, além da comunidade.

Na terça-feira (22), será promovida para os alunos uma tarde de filmes no Cine Santa Clara, na Avenida Soares Lopes. Já na quarta (23), durante o dia, acontecerá o “Festival de Tortas”, e na quinta-feira (24) será realizado o “Festival de Acarajé Popular”, que serão vendidos na sede da Apae para arrecadar fundos para a instituição.

No dia 25, será promovida uma tarde de música ao vivo, com a participação de cantores regionais, e na segunda (28), último dia das festividades, às 15 horas, haverá apresentação dos alunos da Apae, no Teatro Municipal de Ilhéus, com “Nosso Teatro: Sei sim teatrar – Tudo o que eu preciso”.

VENCER BARREIRAS

A diretora geral da Apae de Ilhéus, Vitória Penalva, destaca que a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla tem como objetivo vencer as barreiras da desigualdade “lutando pelos direitos das pessoas com deficiência, que têm a necessidade de apoio em diversas áreas, como social, familiar, escolar, trabalhista, para que a inclusão se torne efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas para a vida”, afirma.

Todos os anos, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), por meio da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla”, abre debates e coloca a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *