Tempo de leitura: 2 minutos

Socorro Mendonça preside o Instituto Nossa Ilhéus || Foto Divulgação
Socorro Mendonça preside o Instituto Nossa Ilhéus || Foto Divulgação
O Instituto Nossa Ilhéus (INI) é uma das 10 instituições selecionadas para compor o novo Grupo Consultivo da Sociedade Civil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (ConSOC BID), uma instância de diálogo entre as organizações da sociedade civil no Brasil e o Banco.

Criado em 1959, o BID é uma das principais fontes de financiamento de longo prazo para o desenvolvimento econômico, social e institucional da América Latina e o Caribe. Também realiza projetos de pesquisas de vanguarda e oferece assessoria sobre políticas, assistência técnica e capacitação a clientes públicos e privados em toda a região. Em cada país onde o Banco atua, existe um ConSOC, totalizando 26 deles no mundo.

A seleção considerou a trajetória do Instituto, o trabalho desenvolvido com monitoramento social por meio do projeto pioneiro “De olho na Câmara de Vereadores”, além das participações nos espaços de governança que já levaram a impactar diretamente nas políticas públicas para a cidade e região, tendo como base a transparência e a sustentabilidade.

Neste espaço, o INI vai representar a visão da sociedade civil brasileira, em uma perspectiva participativa e transversal dos temas nos quais o BID atua, como mudança do clima, gênero, segurança cidadã, infância e juventude, meio ambiente, povos indígenas, afrodescendentes, inovação, acesso à informação, educação e saúde, entre outros.

“Participar deste espaço é, além de motivo de honra, pois legitima o trabalho desenvolvido pelo Instituto Nossa Ilhéus, a oportunidade de contribuir com a missão do BID, que é melhorar vidas, o que será feito junto com as demais organizações que compõem o Conselho Consultivo”, comenta a presidente do INI, Maria do Socorro Mendonça, que é a representante titular, tendo como suplente a gerente de comunicação, Tacila Mendes.

Para iniciar as atividades do novo ConSOC, está agendada para o próximo dia 29, na sede da Representação BID, em Brasília, a Reunião de Consulta – Estratégia de Relacionamento do Grupo BID com a sociedade civil, quando também haverá a instalação do ConSOC 2017. Na ocasião, estará presente o Vice-Presidente de Países do BID, Alexandre Meira da Rosa.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *