Tempo de leitura: 2 minutos
Serra Grande ganha museu
Serra Grande ganha museu aberto|| Foto Serra Grandenet

O Programa Design Dialógico inaugura no próximo sábado (9), às 17h30min, na praça central da Vila de Serra Grande, o Museu Aberto da localidade. Durante o evento, será realizado o desfile da coleção Povos da Floresta, criada pela estilista Marcia Ganem junto a artesãos da localidade.

“Foram quatro meses de trabalho, passando por várias fases, desde cursos, encontros, coaching, para agora concretizarmos os projetos”, comenta Márcia Ganem, mentora do Design Dialógico- uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território, baseado no programa capitaneado pelo Instituto de Design e Inovação (Indi).

“Buscamos ouvir e contribuir na qualificação de ideias e projetos vindos da comunidade, fortalecendo soluções para os problemas que se apresentam nas comunidades”, explica. O evento, executado em parceria com o Conselho Gestor da APA da Costa de Itacaré/Serra Grande, conta com o apoio financeiro do governo baiano, com recursos do Fundo de Cultura, por meio das secretarias da Fazenda e de Cultura do Estado da Bahia.

MUSEU ABERTO

A ideia se fundamenta na construção participativa, envolvendo a cidade no processo de rememorar e disseminar a sua história. Seguindo este conceito, o Museu foi implantado na praça central de Serra Grande e será inaugurado com a exposição fotográfica “Minha Essência”, que conta a história da vila desde a abordagem sobre a Mata Atlântica e os povos originários, até os seus fundadores, na década de 40, através das fotografias de Luís Pereira, com curadoria de Renata Damasceno.

“A abertura do campo de atuação do museu tem grande relevância nos projetos apoiados pelo Design Dialógico, que incentiva a utilização destes espaços pelas comunidades tradicionais para que estas entendam melhor, contem suas histórias e fortaleçam essa identidade como referência para um modelo de desenvolvimento humano, baseado na cultura e turismo”, explica Márcia.

PROGRAMA DESIGN DIALÓGICO

O Design Dialógico é um programa integrado de qualificação em cultura lançado em janeiro, que tem como proposta potencializar projetos voltados para o desenvolvimento sustentável de cinco territórios na Bahia – a Região Metropolitana de Salvador, onde foram trabalhadas a Ilha de Itaparica e Salvador; Baixo Sul, em Valença; Litoral Sul, em Serra Grande; Saubara e Chapada Diamantina, com base na identidade cultural de cada um deles.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *