Tempo de leitura: 2 minutos
Jipeiros participam de evento em Prado
Jipeiros participam de evento em Prado

Muita emoção e adrenalina marcaram a Trilha Jubarte Off Road de Sustentabilidade, realizada na manhã de sábado (9), em Prado. Ao todo, 23 jipeiros de várias regiões realizaram demonstração das principais técnicas e desafios de quem curte esse esporte que consiste em fazer trilha fora da estrada.

A Trilha Jubarte Off Road de Sustentabilidade foi promovida pelo Instituto RedeMar, em parceria com o grupo Bahia Expedition, e integra a programação do Festival das Baleias. Os jipeiros querem fortalecer a modalidade de turismo no extremo-sul do estado. “A gente está mostrando que essa cidade tem condições de entrar nesse circuito. Não basta a gente fazer os passeios fora da cidade”, explica Alexandre Brandão “Detona”, jipeiro do grupo Bahia Expedition e responsável pela organização da trilha.

“Detona” afirma que as demonstrações são importante, para que a população veja e se encante pelo esporte. “Eles têm aqui os veículos com tração para trabalho e podem usar, também, para a prática de esporte”. A participação no Festival das Baleias, afirma ele, não se resume ao turismo de aventura. “Vamos fazer  o plantio de mudas e estamos arrecadando alimentos para doar para a APAE, esse projeto social tão importante. O jipeiro verdadeiro é esse: que gosta de aventura, mas com responsabilidade ambiental e social”.

O grupo também percorreu as ruas de Prado para chamar a atenção da população sobre a importância da união pela preservação ambiental e seguiu a estrada rumo à Barra do Cahy, Cumuruxatiba, Corumbau até entrar em uma trilha off road, passando por três fazendas da região.

Marcone Rodrigues, montador industrial de Minas Gerais, é um apaixonado pelo off road e veio a Prado com toda a família prestigiar o evento. “Estamos aqui conhecendo mais uma parte da família dos jipeiros. Essa interação de cidades, de pessoas, de famílias, é a principal motivação”, afirma.

Na “cabeça da gata”, conduzindo o comboio, Detona orientou os jipeiros indicando o caminho da trilha e alertando sobre os desafios. No caminho, a turma deu uma rápida parada para apreciar a vista do Mirante, as falésias e conhecer um pouco sobre a história de Prado e suas belezas naturais.

Gleide Silva e Luana Matos, contadoras de profissão e jipeiras por paixão, vieram de Salvador, a 680 quilômetros, e mostraram que as mulheres também podem praticar esse esporte. Elas praticam o off road há um ano e meio e impressionam pela habilidade na condução da “viatura”, como é chamado o veículo que participa de off road. “Não precisa de força. Na verdade, quem precisa aguentar é o carro. Para ser jipeira, precisa gostar de lama, aventura e ter um carro com tração nas 4 rodas”, revela Luana.

Para Luana, o espírito de família é essencial. “Se não for assim, as coisas não acontecem. Não deixamos ninguém pra trás. Entra junto, sai junto. Se alguém vai para a praia sozinho e atola, liga e a gente vai buscar”.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *