skip to Main Content
23 de outubro de 2020 | 12:03 am

GOVERNO DETALHA PARA DEPUTADOS ACORDOS SOBRE PROJETOS PORTO SUL E FERROVIA

Tempo de leitura: 2 minutos
Governo detalha acordos para Porto Sul e Ferrovia

Governo detalha acordos para Porto Sul e Ferrovia Oeste Leste|| Foto Alberto Coutinho

Os acordos firmados na China pelo Governo do Estado para acelerar o desenvolvimento dos projetos da Ferrovia Oeste Leste (Fiol), do Porto Sul e da Mina Pedra de Ferro foram tema de uma audiência pública realizada na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quarta-feira (20).

O secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, explicou o que é o memorando de entendimento assinado entre o governo, a Bahia Mineração e um consórcio de empresas chinesas. O secretário ainda esclareceu dúvidas dos parlamentares e demais presentes. Ele disse que o memorando traz uma série de novidades. Uma delas, segundo Dauster, é que o documento trata conjuntamente do Porto Sul, da Fiol e da implantação da mina de minério de ferro.

ASSINATURA DO DOCUMENTO

O documento, assinado pelo governador Rui Costa no início deste mês na China, estabelece que o Governo do Estado, um grupo de empresas chinesas e o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração (Bamin), vão cooperar para o desenvolvimento totalmente integrado dos projetos da Fiol, do Porto Sul e da mina Pedra de Ferro. Essas empresas orientais são de diversos ramos de atuação, como siderurgia, construção civil e mineração, e fecharam um cronograma de atividades com a Bamin envolvendo prazos para execução dos trabalhos.

“É fundamental a gente estar sempre esclarecendo, tanto os deputados, quanto a população em geral sobre os detalhes do projeto, que é muito importante para o estado e para o país. Então, quanto mais a gente disseminar as informações, melhor”, afirmou o presidente da Bamin, Claudio Menezes.

A audiência foi promovida pela Comissão da Ferrovia Oeste Leste e do Porto Sul na ALBA, que acompanha o andamento do projeto. “Por aqui passaram cerca de 21 deputados que precisavam saber mais informações sobre o memorando e a gente vê que a Fiol é uma realidade.

A Comissão está aí para ajudar, vemos a disposição do governador Rui Costa de puxar essa obra para a Bahia e nós temos agora um novo desafio, que todos os políticos baianos se unam”, comentou a presidente da Comissão e deputada estadual, Ivana Bastos.


Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top