Tempo de leitura: 3 minutos
Juliano Silva, inspetor regional do TCM em Itabuna
Juliano Silva, inspetor regional do TCM em Itabuna
Vera Rocha, diretora de Planejamento da Fenapro
Vera Rocha, diretora de Planejamento da Fenapro

A dificuldade dos municípios baianos em concluir licitações na área de publicidade levou Sindicato das Agências de Propaganda da Bahia (Sinapro-Bahia) e Federação das Agências de Propaganda (Fenapro) a promoverem seminário específico, reunindo especialistas da área do Direito e técnicos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM).

O evento regional em Itabuna lotou o auditório principal da Unime. “O desejo da Fenapro é fazer com que as agências se preparem para atender da melhor forma o ente público”, afirmou Vera Rocha, diretora de Planejamento da Federação Nacional das Agências de Propaganda (Fenapro).

O outro desafio é fazer com que poderes executivo e legislativo municipais elaborem editais em conformidade com a Lei 12.232, de 29 de abril de 2010. No sul da Bahia, vários municípios enfrentam dificuldades para concluir licitação na área, a exemplo da Prefeitura de Itabuna e da Câmara de Vereadores do município.

Auditório ficou lotado durante seminário
Auditório ficou lotado durante seminário

TRANSPARÊNCIA

Para o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, os gestores precisam estar atentos para a realização correta do processo licitatório que visa a contratação de uma agência.

Presidente da Amurc, Tonho de Anízio, e o secretário de Comunicação de Itacaré, Ed Camargo
Presidente da Amurc, Tonho de Anízio, e o secretário de Comunicação de Itacaré, Ed Camargo

Secretário de Comunicação de Itacaré, o jornalista Ed Camargo diz que a regularização desse processo fortalece a gestão pública e dá legitimidade às ações de divulgação oficial dos próprios municípios. Ed preside o Fórum de Comunicação Municipal, instalado pela Amurc.

Especialista em licitações públicas na área de publicidade e propaganda, Alain Alan falou dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da gestão pública, que são exigências de processo licitatório e da gestão pública. A licitação, opina, assegura transparência aos atos de divulgação.

FOCO DE IRREGULARIDADES

O diretor adjunto da Escola de Contas, Adelmo Guimarães, diz que o papel do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) é orientar para que os recursos públicos sejam utilizados com responsabilidade. “A administração pública tem que licitar, é uma obrigação. Então, por isso estamos fazendo a parte pedagógica, depois vem a fiscalização para verificar se os órgãos estão aplicando de forma correta”.

O inspetor regional do TCM em Itabuna, Juliano Silva, chamou a atenção das agências de publicidade no sentido de fomentar o processo licitatório com o ente público. Dentre as principais irregularidades encontradas na região de Itabuna, que abrange 34 municípios e 81 entidades e órgãos públicos, as mais recorrentes estão vinculadas às publicidade e propaganda, segundo ele.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *