skip to Main Content
9 de agosto de 2020 | 04:48 pm

REITOR DA UFSB PEDE EXONERAÇÃO

Tempo de leitura: 2 minutos
Naomar Almeida pede exoneração do cargo e reclama de golpes internos

Naomar Almeida pede exoneração do cargo e reclama de golpes internos

O reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Naomar Almeida, pediu exoneração do cargo. Carta foi encaminhada ao ministro da Educação, Mendonça Filho. Segundo Naomar afirmou durante reunião do Conselho Universitário (Consuni), a decisão se dá em caráter irrevogável.

O reitor reclamou de golpes internos. Disse ele que um grupo tentou diminuir o feito até agora, sem ter grandeza do que significa o Projeto UFSB, segundo fontes do PIMENTA.

Preocupado com os destinos da UFSB, Naomar disse que não coloca sua decisão em discussão e já definiu um pacto de governabilidade para que a universidade não sofra solução de continuidade.

SEM RANCOR

A decisão, afirmou, é tomada sem rancor ou ressentimentos. Ele se compromete a continuar colaborando pela consolidação da UFSB. As questões internas da universidade não foram expostas na missiva ao ministro da Educação.

A UFSB deverá escolher novo reitor até o final deste ano. O prazo de apresentação de chapas é 8 de novembro. Até aqui, apenas o nome de Joana Guimarães é ventilado. A votação está prevista para dezembro.

RETORNO AO CARGO

Grupos de estudantes e professores decidiram, ao final da reunião do Consuni, criar movimento pela continuidade de Naomar. Como o pedido de exoneração do cargo é irrevogável, o grupo afirmou que trabalhará para que o professor, também ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dispute a eleição, retornando ao cargo.

Esta publicação possui 24 comentários
  1. Acredito que é uma perda enorme para a universidade a saída de uma pessoa com tanto a contribuir/cobtribuiu. Árvore que dar fruto só serve para levar pedrada… força e dias melhores para UFSB!

  2. O professor Naomar Almeida é um dos grandes educadores que temos na atualidade!É médico/educador, humano e que pensou no projeto da UFSB como universidade popular. Esse golpe vai custar caro para o povo! Quem vai perder muito são os indígenas, quilombolas, estudantes da rede pública da região. Ele poderia ir para qualquer outra universidade no Brasil ou fora, mas escolheu o sul da Bahia para implantar essa proposta inclusiva!Queremos Naomar para consolidar a UFSB! Não ao Golpe!!!

  3. Já vai tarde! Ideologia, autoritarismo e falsa propaganda não constroem Universidades. Falta muito trabalho aqui que foi interrompido pela ingerência dele. Que leve junto o incompetente do Próreitor de Gestão Acadêmica.

  4. Armação da oposição que perdeu as eleições do DECANATO recentemente. Após a perca da eleição, a tropa se dirigiu aos CUNIs para fazer politicagem e não ministrar aulas. Essa raça quer acabar com a proposta de expansão da universidade. O recuo do Professor Naomar foi lamentável, deveria resistir!

  5. A UFSB não pode ficar sem o reitor Naomar. Se a UFSB ainda está de pé graças ao reitor Naomar que fez tudo para manter o projeto de permitir que o pobre possa ir para a universidade.

  6. Naomar fez uma excelente Gestão na UFBA porque seria diferente na UFSB????
    Muita inveja, recalque e dor de cotovelo aceita que doe menos babacas! Falar é bem fácil quero ver compreender o sistema, e fazer diferente…

  7. O Projeto da UFSB é modelo inovador para as universidades que desejam ser inclusivas, estar em contato estreito com a sua comunidade de referência e transformar a sua região. Esperamos que a saída do Prof. Naomar da reitoria não signifique rompimento com esse belo projeto e sua descontinuidade.
    Luís Centeno do Amaral
    Vice-Reitor da Universidade Federal de Pelotas

  8. A UFSB tem um projeto inovador, com carater inclusivo e tranformador. Esse projeto nasceu com Naomar. Desejo muito q a comunidade dessa Universidade tome o projeto nas mãos e o realize.
    Luiz Osório Santos – UFPel

  9. Resta saber qual o cargo comissionado ocupado por essa pessoa que serviu de fonte do blog!
    Você abre as redes sociais ligadas à universidade e só vê gente descendo o pau na gestão do ex-reitor. Os poucos, muito poucos, que ainda puxam o saco são ocupantes de cargos comissionados.

  10. Que coisa hem! Por afastamento de um! o que mesmo? Sua insignificância com a coisa é O(zero),as universidades federias do Brasil são umas porcarias,é o legado de 14 anos de PT,sinônimo saqueadores do erário público,enganadores, falastrão,mentirosos contumazes.

    Entre 1OO(cem) universidades do mundo nenhuma Universidades Federias do Brasil e educação nestes 14 anos dos saqueadores dos cofres públicos PT e seus comparsas instalados nas universidades cujos legados de corrupção e o ensino jogado num pinico.

    Falta tudo,até papel de “limpar bunda” quanto mais investimentos tecnológicos, nem um tostão furado foi investido,a não ser altos salários a dirigentes da seita do PT igual este diretor desta faculdade.

    Se colocar Genário de Mutuns como diretor desta escola,será trilhões de vezes melhor. taboquenses acorda! Deixe de tanta tolice,a vida seque em frente…

  11. O professor Naomar é muito maior que uma reitoria da UFSB. Ter Naomar REITOR é um privilégio dessa universidade. Esse seria reitor de qualquer universidade do mundo..

    Mas tem muita gente querendo ser somente REI-TOR.. sem pensar num projeto de Universidade muito mais amplo!

    É uma pena e espero que essa situação se reverta!

  12. “O que me preocupa não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons”.

    É sob o silêncio cúmplice dos BONS que alguns dos maiores crimes acabam sendo perpetrados.

    PESSOAS DO BEM, NÃO DEIXEM ESSE MAL ACONTECER! #VOLTANAOMAR

  13. Rapaz, na hora que a Universidade está cheia de problemas ele resolve sair e ainda vem com um discurso que não convence ninguém de que foi golpe. Controlava a Universidade toda e de repente é vítima. Não engana ninguém mais. Espero que a nova reitora garanta o básico de uma Universidade. Chega das firulas do povo do (agora) antigo rei.

  14. Joana e Mesquita dois golpistas.A propa um mar de cargos e o resto da universidade um caos. Ninguém esta preocupado com a Ufsb e inicialmente nao vao saber conduzir. Naomar urgente.

  15. Essa Universidade é fruto de um projeto ambicioso, que tem possibilidades de mudar a cara dessa região. No entanto, a execução não está sendo bem encaminhada, e Naomar tem culpa nesse processo pois sempre foi leniente no comando da instituição.

    Acredito que Naomar possa ter feito tudo com a melhor das intenções. Mas, como diz o ditado: de boas intenções o inferno está cheio.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top