Tempo de leitura: 2 minutos
Professores de Itabuna farão Operação Tartaruga a partir de sexta
Professores de Itabuna farão Operação Tartaruga a partir de sexta

Os professores da rede municipal de Itabuna decidiram, na manhã desta terça-feira (17), em assembleia ocorrida na Usemi, deflagrar “Operação Tartaruga”, na próxima sexta (2), para pressionar o prefeito Fernando Gomes a revogar o decreto que retirou 20% do adicional de atividade de classe (Atividade Complementar) de 428 profissionais que atuam em sala de aula.

Durante negociação ontem (16), envolvendo sindicato, vereadores e governo, o prefeito Fernando Gomes afirmou que não iria revogar o decreto, reafirmando o que já dissera em entrevista ao PIMENTA, no último dia 9.

Os professores que possuem o direito a AC assegurado em suas carteiras de trabalho decidiram pela redução da jornada de trabalho. O sindicato da categoria também sinaliza com “ações judiciais para tentar reverter o prejuízo financeiro sofrido pela classe”.

De acordo com a presidenta do Simpi, Carmem Oliveira (Carminha), quem trabalha no turno da manhã entrará às 7h e sairá às 9h. Já os que trabalham no turno da tarde entrarão na escola às 13h e sairão às 15h. No período noturno, as aulas serão das 19h às 20h30min.

Quem atua nas creches, trabalhará das 7h às 11h30min . Além da redução da jornada de trabalho, os professores não farão o preenchimento do e-polis, sistema de chamadas e notas dos alunos. “Essa operação entrará em vigor a partir desta sexta (20), em respeito à lei de greve, pois precisamos comunicar a decisão da categoria ao governo municipal”, afirma a sindicalista.

Ainda de acordo com a direção do Simpi, na próxima semana deverá haver uma parada, com data a ser definida. Os professores, de acordo com o sindicato, deverão marchar rumo à Avenida do Cinquentenário, pedindo apoio da sociedade e dos órgãos públicos à luta da categoria.

– Nós estamos tentando negociar de todas as formas. Pedimos auxílio dos vereadores, fizemos inúmeras rodadas de negociação e agora vamos reduzir nossa jornada de trabalho. Não queremos paralisar as atividades de vez, mas a greve é uma possibilidade sim – diz Carminha Oliveira.

2 respostas

  1. Este homem famado Fernando Gomes de Oliveira infelizmente tem o mal caráter mesmo tirar de quem tem direitos tbm não estudou em escola pública e se teve estudo foi na roça o homem arrogante Deus tem misericórdia de nossa cidade na mão deste ser humano

  2. Se caso eu perguntar -Ha algum destes professores(a) votou em CUMA? NAO HAVERÁ UM SO Q DIGA “SIM”.
    SERÁ?
    Vimt professores fazendo alarmantes campanha p/Fernando.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *