Tempo de leitura: 2 minutos
Bebeto aponta conquistas e desafios do negro no Brasil

Leis punitivas para discriminação racial, sistema de cotas, maior presença em universidades e no serviço público são apontadas como conquistas dos negros pelo deputado federal baiano Bebeto Galvão (PSB). Apesar de ter passado a desempenhar papéis de maior relevância, os negros ainda têm longo caminho para conseguir equiparar as condições gerais, avalia o parlamentar neste dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

“A população brasileira hoje é composta por cerca de 55% de negros, mas só 4,7% dos afrodescendentes estão em postos de direção e 6,3% em cargos de gerência nas empresas”, afirma o deputado, com base em levantamento do Instituto Ethos e do Banco Interamericano de Desenvolvimento publicado em 2016.

Ainda no mercado de trabalho, os negros enfrentam dificuldade na progressão de carreira, na igualdade de salários e são os mais vulneráveis ao assédio moral, segundo o Ministério Público do Trabalho (MPT). “Esse cenário evidencia que os avanços impostos até aqui não foram suficientes para romper barreiras erguidas em séculos de escravidão, de segregação velada”, argumenta Bebeto.

Enquanto é minoria em postos de trabalho qualificados e nas universidades, a população negra brasileira é presença constante no noticiário policial. O Atlas da Violência 2017 aponta que, de cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras. “É exatamente o inverso do que deveria ser. Temos cada vez mais negros mortos e cada vez menos negros com oportunidades de estudar, de se qualificar e conseguir uma boa qualificação no mercado, ainda mais nesse momento de severa crise econômica”, afirmou Bebeto.

Para o deputado, não há dúvidas de que há, sim, o que comemorar neste 20 de novembro, mas também é certo que os agentes públicos, privados e do terceiro setor devem levar a sério a questão da qualidade de vida, da oportunidade de estudo e trabalho visando melhorar as condições, principalmente, da nossa juventude negra”, finalizou o deputado.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *