skip to Main Content
5 de junho de 2020 | 04:05 am

ILHÉUS E SANTA LUZIA CORREM RISCO DE ENFRENTAR SURTO DE DENGUE E CHIKUNGUNYA

Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus  corre risco de enfrentar surto de dengue e chikungunya

Ilhéus e Santa Luzia, no sul da Bahia, estão entre os 357 municípios brasileiros que correm risco de enfrentar um surto da dengue, zika e chikungunya no verão. De acordo com o novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa),  de cada 100 imóveis pesquisados em Ilhéus, 7,1 estão com criadouros do mosquito transmissor das três doenças.

Em Santa Luzia, o percentual apurado foi um pouco maior. O índice de infestação é 7,2%. Isso significa que, de cada 100 imóveis visitados, 7,2 estão com criadouros do mosquito transmissor das três doenças.  O levantamento foi divulgado na terça-feira (28) pelo Ministério da Saúde.

Embora registre 15,3% de índice de infestação predial, conforme a Secretaria de Saúde do Município, Itabuna não aparece no levantamento do Ministério da Saúde. Além de Ilhéus, Santa Luzia e Itabuna (que não está na relação oficial, mas tem situação preocupante), outros 56 municípios baianos correm risco de enfrentar surto de dengue, zika e chikungunya.

OUTROS MUNICÍPIOS

Nesta lista estão localidades como Andorinha (9,7), Ibipitanga (8,3), Presidente Jânio Quadros (11,6%), Jequié (6%), Tanquinho (11,9%) e Uruçuca (5,9%). No estado, o maior índice de infestação foi verificado em Senhor do Bonfim. O levantamento indica que, de cada 100 imóveis pesquisados, 17,6 estão com criadouros do Aedes aegypti. Em seguida, aparece Valente, com  16,7% de infestação.

Além dos municípios em situação de risco, o LIRAa identificou 1.139 localidades em alerta, com índice de infestação de mosquitos nos imóveis entre 1% a 3,9%. Foram verificados ainda 2.450 municípios com índices satisfatórios, com menos de 1% das residências com larvas do mosquito em recipientes com água parada.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top