Tempo de leitura: 2 minutos

Estudante confessa fraude|| Foto Divulgação

A Superintendência da Polícia Federal (PF) na Bahia confirmou nesta sexta-feira (19) que um estudante de Salvador confessou que cometeu no fraude Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). De acordo com a polícia, o rapaz admitiu que cometeu um plágio, copiando um trecho de um livro relacionado ao tema escolhido neste ano para a redação. O nome do rapaz não foi divulgado.
Segundo a PF, o candidato reproduziu a sinopse do livro Redação de Surdos: uma Jornada em Busca da Avaliação Escrita, de Maria do Carmo Ribeiro, lançado pela editora Prismas em 2015. O tema da redação do Enem deste ano foi Desafios para a Formação Educacional de Surdos.
A investigação para apurar a fraude na Bahia foi iniciada após receber informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo Enem, sobre a ocorrência de um plágio em uma prova aplicada em Salvador.
USOU TELEFONE
De acordo com a delegada responsável pelo inquérito, Suzana Jacobina, o candidato confessou que usou um telefone celular para ter acesso ao conteúdo na redação, sem que tenha sido visto pela equipe de fiscalização da prova.
A PF continuará a investigação, mas, em uma avaliação preliminar, considerou o caso foi isolado, envolvendo apenas um estudante. A delegada descarta, no momento, que haja risco de alguém ter vazado o conteúdo da prova neste caso, o que poderia comprometer a validade do Exame como um todo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *