Tempo de leitura: 2 minutos

Ao lado do Cristo Redentor, servidores e usuários protestam || Foto Pimenta

Um grupo de funcionários do Hospital Geral Luiz Viana Filho e usuários do SUS protestaram durante a vistoria que o governador Rui Costa fez às obras da ponte que ligará a região central à zona sul de Ilhéus, nesta sexta (19). Os manifestantes estavam ao lado da imagem que simboliza a Praia do Cristo, próximo à ponte que está sendo construída na Baía do Pontal e que ligará o centro e a zona sul.
Os usuários cobram a reabertura do hospital, hipótese descartada pelo governo, enquanto os funcionários se queixam que ainda não está definido para onde irão aqueles que não foram alocados no Hospital Regional da Costa do Cacau, inaugurado no dia 15 de dezembro passado.
Os manifestantes exibiram faixas cobrando a reestruturação da rede básica de saúde. Atualmente, menos de 20% da população ilheense é assistida pela atenção básica. Quando o governador chegou ao canteiro de obras da ponte, os manifestantes, que ficaram fora da área da obra, começaram a cantar Vou festejar, famosa na voz de Beth Carvalho. “Você pagou com traição a quem sempre lhe deu a mão” era o refrão entoado por cerca de 20 manifestantes.
Manifestantes exibem faixas pela reabertura de hospital || Foto Pimenta

PRONTO-ATENDIMENTO
O governo deverá abrir, até o próximo mês, duas unidades provisórias de pronto-atendimento para absorver demanda da rede básica de saúde de Ilhéus. A demanda ficou ainda maior com o fechamento do Hospital Geral Luiz Viana Filho, pois o Hospital Regional Costa do Cacau foi aberto apenas para casos de urgência e emergência.
– Atendimentos de rotina, unha encravada, pequena febre são para os postos de saúde e pronto-atendimento. Então, o estado está apoiando o município para abrir duas unidades de pronto-atendimento. O estado vai ceder, gratuitamente, funcionários ao município. Ideia é iniciar em março a reforma do Hospital Luiz Viana, que passará a ser unidade materno-infantil. Evidente que toda transição é momento difícil. Tenho certeza que, ao final desse processo, teremos um novo sistema de saúde, mais qualificado – disse o governador em entrevista. Ainda segundo ele,

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *