Tempo de leitura: 2 minutos

Fortaleza de Morro de São Paulo é entregue a populaçao e turistas || Foto Manu Dias/GovBA

O deputado Rosemberg Pinto participou, neste final de semana, ao lado do governador Rui Costa e do prefeito de Cairu, Fernando Brito, da solenidade de entrega da restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938. A obra teve investimento total de R$ 14,4 milhões.
De acordo com Rosemberg, a recuperação faz parte de um conglomerado de equipamentos históricos que formam o início do Estado baiano e brasileiro. “Esse momento é singular para Cairu. O ex-governador Jaques Wagner deu início, com a presidente Dilma, firmando um convênio para a restauração do forte. O governador Rui Costa deu continuidade”, lembrou.
O parlamentar ainda parabenizou os esforços da prefeitura de Cairu no apoio para viabilizar a obra. “O prefeito Fernando Brito deu um fundamental apoio e a secretária municipal de Turismo, Graça Peleiteiro, que por diversas vezes, com apoio do nosso mandato, foi ao Iphan, ao Ipac e ao Ides para solicitar que as obras fossem aceleradas e finalizadas ainda no verão, período de muita visitação na Ilha de Tinharé”, afirmou.
Conforme o governo da Bahia, a restauração da Fortaleza de Morro de São Paulo começou com a recuperação estrutural da muralha. Na etapa seguinte, abrangeu o Portaló, o Corpo da Guarda, o Forte da Ponta e o caminho ao longo da muralha. O conjunto de baterias e fortes possui 2.335 metros quadrados. O local abriga agora uma exposição permanente, anfiteatro e área para eventos.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *