Tempo de leitura: 2 minutos

MPT fez mediação que terminou em acordo e encerrou greve

Acordo assinado na manhã desta terça-feira (23), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Salvador, pôs fim à greve dos funcionários da Tel Centro de Contratos Ltda. A paralisação havia sido iniciada no último dia 2, interrompendo a operação do principal centro de atendimento telefônico do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país.
Foram 21 dias de greve e seis atos públicos realizados na Avenida Tancredo Neves. O acordo prevê a volta imediata ao trabalho e a suspensão da redução da jornada e dos salários dos mais de 1.600 empregados da empresa que atendem ao contrato do INSS.
O documento estabelece que, dos 21 dias parados, três eram domingos e não serão considerados, a empresa vai abonar quatro dias e outros cinco serão compensados. Nove dias, no entanto, serão descontados em folha de forma escalonada até junho. A Tel Centro de Contratos aceitou voltar atrás na decisão de reduzir a jornada mensal de 180 para 150 horas, com impacto direto sobre os salários, pelo menos até que seja fechado um acordo coletivo entre patrões e empregados.
Os trabalhadores avaliaram na tarde de ontem a proposta formulada pelo MPT na mesa de negociação. Na assembleia feita na unidade do Iguatemi, onde trabalham os funcionários que atendem ao contrato do INSS da Tel. Por maioria, os mais de 600 trabalhadores presentes decidiram aceitar a proposta. Uma nova audiência já está marcada para a manhã do próximo dia 6 de fevereiro, quando patrões e empregados voltam a conversar na sede do MPT sobre a intenção da Tel de reduzir a jornada de trabalho de 180 horas para 150 horas mensais, diminuindo também os salários, de R$957 para R$780. O MPT continuará mediando as negociações.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *