Tempo de leitura: < 1 minuto

A FURC presta serviço de saúde de habilitação e reabilitação visual que, por sua natureza específica, é DEVER DO ESTADO e DIREITO DOS/AS CIDADÃOS/ÃS (Marco Legal: Portaria 793 de 24/04/2012 e Portaria 835 de 25/04/2012, bem como Decreto Legislativo 186 de 2008 e Portaria 4.279). A FURC atende desde 2014 com universalidade, integralidade e qualidade que se tornaram referência estadual e nacional. Laureada com o Prêmio de Melhores ONGs do Brasil em 2017, pelo Instituto Doar/ Revista Época/ FGV, a FURC possui o Selo Ong Transparente, além dos Títulos de Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal concedidos pelas respectivas casas legislativas e publicados em Diário Oficial.
A sustentabilidade da FURC está em cheque. DE FORMA CRÍTICA REVELA-SE A LIMITAÇÃO DE NOSSA ESTRATÉGIA SOCIAL. Pela natureza legal e de saúde de nossos serviços, não podemos continuar sem contrato com o poder público municipal. Tanto nos níveis operativo, jurídico, como nos níveis de regulamentação e tributário, só avançaremos se devidamente contratados e inseridos na rede pública de assistência à saúde (RAS).
Estamos hoje à margem, fora da rede de saúde e de serviços à população, em que até mesmo um simples contrato de cooperação técnica sem ônus expirou e não se obtém resposta satisfatória quiçá solução com prorrogação dos prazos – a despeito de muitos ofícios e visitas buscando acesso às secretarias de saúde e ao executivo municipal ao longo dos últimos meses. Sem referência dentro da rede, o serviço da FURC sofre, sem custeios indispensáveis não conseguimos oferecer condições de trabalho aos profissionais, sendo também onerados com cargas tributárias incompatíveis com um serviço filantrópico que sobrevive de doações.
Nesse contexto a FURC realizou no ultimo dia 23,  um ato pela preservação dos serviços oferecidos às pessoas com deficiência visual da região Sul da Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *