Tempo de leitura: 2 minutos

Barragem do Colônia está 97% pronta, segundo governo baiano

As obras da Barragem do Colônia, em Itapé, no sul da Bahia, entram na fase final com o fechamento de galerias e os testes de reservação de água. Executada pelo governo baiano, a barragem deverá beneficiar mais de 350 mil moradores de Itabuna, Itapé e cidades vizinhas, além de possibilitar a atração de novos empreendimentos e normalizar a vazão do Rio Cachoeira.
Durante visita a Itabuna na semana passada, o governador Rui Costa anunciou a inauguração da barragem para o mês de abril. As obras têm custo total anunciado de R$ 109 milhões, incluindo mudança de traçado da BA-120, que liga Itapé a Itaju do Colônia, remanejamento de linhas de energia elétrica e construção de casas para famílias na área que será alagada pela barragem, além de ações de indenização e de mitigação dos impactos ambientais.
A obra, que está com 97% dos trabalhos concluídos, é considerada fundamental para garantir o abastecimento de água em Itabuna pelos próximos 50 anos, a depender da preservação dos mananciais da região. O maior município do sul da Bahia enfrentou a mais severa seca da sua história no segundo semestre de 2015. A normalização no abastecimento somente ocorreu em janeiro de 2017.
A barragem possui eixo com comprimento de 195 metros e altura de 21,4 metros e quando atingir o nível mais alto de acumulação possuirá volume total de 62 milhões de metros cúbicos de água.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *