Tempo de leitura: 2 minutos

Hospital Costa do Cacau concentrará serviços pelo SUS || Foto Elói Corrêa

Com a inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) concentrou e ampliou os serviços credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) nas áreas de cardiologia e neurocirurgia na nova unidade e que anteriormente vinham sendo oferecidos por prestadores privados ou filantrópicos da região. O novo serviço de cardiologia foi inaugurado nesta quarta-feira (7) e já realizou o primeiro cateterismo cardíaco em um hospital público no interior do estado.
A equipe médica de cardiologia intervencionista é a mesma que já vinha atuando no Hospital Calixto Midlej Filho, que é administrado pela Santa Casa de Itabuna. De acordo com o cardiologista Gláucio Werneck, coordenador da equipe médica, o novo serviço de cardiologia implantado no Hospital da Costa do Cacau será 100% SUS e irá absorver a demanda de urgência cardiológica da região sul da Bahia. “Por mês faremos 97 cateterismos diagnósticos, mas temos a capacidade de ampliar para mais de 200 procedimentos por mês. Essa é a mesma equipe que atua no Calixto Midlej, tendo já sido feito mais de 10 mil procedimentos coronários”, afirma.
Na área de neurocirurgia, que é coordenada pelo médico Cléber Cândido, o Hospital Regional Costa do Cacau oferta a população o mais completo serviço de neurologia do interior do estado, inclusive realizando cirurgias de aneurismas, tumores e procedimentos intervencionistas, como embolizações e implante de stents.
O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, diz que as unidades privadas e filantrópicas são complementares aos serviços de saúde administrados pelo poder público e que não há justificativa técnica nem econômica para manter a prestação desses serviços fora da rede pública estadual, após a inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau.

0 resposta

  1. De fato,isso é verdade!Acompanhamos diariamente o serviço de neurologia, agora o secretário poderia se empenhar em pagar os salários dos servidores da UTI 2 que estão sem receber desde o inicio de suas atividades.(médicos, enfermeiros, tecnicos,) E os salários? hospital de grande porte é muito bonito. Mas sem pagar os que mais trabalham? hospital sem equipe receber? Nós seus colegas de profissão sr. secretário estamos desde o dia 17 dezembro dando plantão sem receber, da empresa terceirizada da GERIR, justo isso?

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *