Tempo de leitura: 2 minutos
Vacina será fracionada para moradores de oito municípios

Começa na próxima segunda-feira (19), em oito municípios baianos, a campanha de vacinação contra Febre Amarela. De acordo com a Secretaria de Saúde da Bahia, a meta é que pelo menos 95% da população de Camaçari, Candeias, Itaparica, Lauro de Freitas, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Vera Cruz seja imunizada até o dia 9 de março, quando acaba a campanha.

A estratégia adotada será a determinada pelo Ministério da Saúde, com uso de doses fracionadas. No dia próximo dia 24, acontece o Dia D da vacinação. A vacinação é destinada a pessoas a partir dos dois anos de idade, inclusive indígenas, desde que não apresentem condições clínicas especiais.

Quem já tomou a vacina ao longo da vida não terá necessidade de receber nova dose. A intenção é proteger o maior número de pessoas contra a Febre Amarela, em localidades com grande contingente populacional e que tem evidência de circulação do vírus e risco elevado de transmissão da doença.

Estudos realizados pela Fiocruz/RJ demonstram que a utilização da dose fracionada da vacina protege o indivíduo por pelos menos oito anos. Após esse período, deve ser feito o reforço da imunização.

CRIANÇAS TERÃO DOSE PADRÃO

Durante a campanha, a dose padrão será disponibilizada apenas para crianças de 9 meses a menores de dois anos de idade, gestantes com indicação escrita do médico, viajante internacional que necessite a emissão do certificado internacional de vacinação e profilaxia e para pessoas que apresentarem condições clínicas especiais avaliadas pelo serviço de saúde.

Em , na Bahia, foram confirmados 10 casos de Febre Amarela Silvestre em moradores dos municípios de Coribe e Jaborandi. Deste total, três foram a óbito. Estes foram os últimos casos autóctones (quando a infecção acontece no próprio local de residência) registrados no estado. Em 2018 houve a confirmação de um caso importado de Febre Amarela.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *