Tempo de leitura: 2 minutos

Camamu cai em ranking do Mapa do Turismo|| Foto Aleilton Oliveira

Do Correio24h
Apesar de registrar aumento de 40% no fluxo de turistas, de 2017 para 2018, quando recebeu entre final de ano e Carnaval mais de 150 mil visitantes, a cidade de Camamu, baixo-sul da Bahia, foi rebaixada de categoria pelo Ministério do Turismo em um ranking nacional que mede o desempenho econômico dos municípios brasileiros no setor.
Fundado em 1562 às margens do Rio Acaraí, Camamu, com 36 mil habitantes, fica na Costa do Dendê e é porta de entrada para a Baía de Camamu, Taipu de Fora e Barra Grande (pertencentes a Maraú, cidade vizinha) e caiu da categoria C para a D, o que na prática significa direito a menos verba para eventos patrocinados pelo Ministério do Turismo.
O ranking que vai de A a E, apresentado em um ‘Mapa do Turismo’ que pode ser acessado online, mostra a Bahia com 150 cidades: 4 com classificação A – Salvador, Porto Seguro, Cairu (com Morro de São Paulo) e Mata de São João, com Praia do Forte – e as demais com B (19 cidades), C (31), D (85) e E (11 municípios).
Coordenador-geral de Mapeamento e Gestão Territorial do Turismo, do Ministério do Turismo, Leonardo Riul disse que a queda de categoria de Camamu se deu devido a redução de empreendimentos de hospedagem (de nove para três) e de empregos formais nesses empreendimentos – caiu de 25 para sete postos de trabalho.

A Secretaria Municipal de Turismo de Camamu discorda dos dados do Ministério. Afirma que possui cerca de 600 leitos de hospedagem em oito pousadas e um hotel dentro da cidade, outras quatro pousadas na Ilha Grande, além de cerca de 40 bares e restaurantes na cidade e nas dezenas de ilhas da Baía de Camamu.

O setor de hospedagem, diz a secretaria, gera cerca de 50 empregos, e a rede do turismo ao menos 300, contando com estabelecimentos da cidade, das ilhas e dos empregos em lanchas e escunas, que transportam até 140 pessoas por passeio, com preço que varia de R$ 35 a R$ 40.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *