Tempo de leitura: 2 minutos

Sede da Ceplac no sul da Bahia || Foto Pimenta

Juvenal fala da modelagem da Ceplac

A consultora Larissa Schimidt será a responsável pela definição do novo modelo organizacional da Ceplac, segundo anunciou, hoje (6), a direção geral do órgão. O contrato para formatação desse novo modelo foi assinado na última semana, após assinatura de acordo de cooperação técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
Advogada e doutora em Direito Internacional, Larissa diz que o trabalho é um desafio, considerando que o novo modelo deve ser adequado para aperfeiçoar a instituição em várias áreas. A nova modelagem a ser aprovada inclui maior participação do setor privado, atração de recursos internacionais e sistemas de produção com foco na sustentabilidade.
Larissa lembra que o agronegócio cacau e chocolate gera receita da ordem de R$ 23 bilhões e que a adequação das estruturas organizacionais deverá consolidar conquistas e promover a expansão das atividades do segmento.
Segundo o diretor da Ceplac, Juvenal Maynat, o modelo deve conectar não apenas a recuperação da cacauicultura nacional, mas também os sistemas agroflorestais. “Considerando a experiência da Ceplac em recuperação de áreas degradadas com sistema agroflorestal nos biomas da Mata Atlântica e Floresta Amazônica, o processo deverá se revelar viável e de extrema importância para o setor”, acredita.
O diretor defende um modelo alinhado à produção, produtividade, qualidade e sustentabilidade, resgatando a posição do Brasil na cadeia produtiva do cacau. Deverão ser fortalecidos todos os setores de atuação do órgão com a participação de novos parceiros em pesquisa, extensão e inovação.
“A captação de recursos nacionais e internacionais é de fundamental importância para implementação dos sistemas agroflorestais brasileiros com árvores nativas e com ênfase em cacauicultura para a recuperação de áreas degradadas”, afirmou.
Em sua primeira etapa, as propostas de modelos organizacionais serão apresentadas e debatidas com técnicos e pesquisadores da Ceplac, no próximo dia 27, na Bahia.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *