skip to Main Content
17 de janeiro de 2021 | 12:08 pm

ILHÉUS PRODUZ ALGUNS DOS MELHORES CHOCOLATES DO MUNDO, APONTA JORNAL

Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus entre os melhores produtores de chocolate do mundo || Maurício Maron

Reportagem da Gazeta do Povo, de Curitiba (PR), destaca a qualidade do chocolate produzido em Ilhéus e aponta o produto “Made in Ilhéus” entre alguns dos sete melhores do mundo. O material está publicado no caderno Viver Bem, voltado ao turismo, da edição da terça (13).
A reportagem de Guilherme Grandi reforça a condição do município sul-baiano como produtor do fruto que dá origem ao chocolate, o cacau. “O chocolate começa com o cacau, e Ilhéus é considerada a capital brasileira do fruto. É um destino certo para quem quer conhecer todo o processo produtivo do chocolate, desde a plantação do cacau até a hora de degustá-lo”.
O jornalista destaca que é da cidade baiana que sai boa parte da produção nacional do fruto, embora o período de bonança tenha ficado para trás na década de 1990, quando um fungo dizimou as plantações. “No entanto, muitas fazendas conseguiram se reerguer e hoje abrem as portas para quem quer aprender mais sobre o chocolate”, afirma, destacando produções como as da Fazenda Riachuelo, uma das maiores e a Provisão, que data do século 19.
Duas fazendas citadas na matéria integram o novo circuito gastronômico e cultural da Estrada do Cacau e do Chocolate, ligando os municípios de Ilhéus e Uruçuca, a BA-262A Fazenda Yrerê, na rodovia Ilhéus-Itabuna, que promove durante todo o ano o turismo rural e tem mais de uma centena de anos.
Além de Ilhéus, a reportagem destaca o Circuito Gramado e Canela (RS), e as cidades de Campos do Jordão (SP), Colônia (Alemanha), Zurique (Suiça), São Francisco e Hershey (ambos nos Estados Unidos).

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top