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Márcio Rodrigues analisou mercado de panificação || Foto Maurício Maron

Empresários do setor de panificação de Itabuna e região foram orientados, nesta terça-feira (20), sobre as estratégias para se manter num mercado cada vez mais competitivo. Com dados atualizados do segmento, o presidente do Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC) e administrador de empresas, Márcio Rodrigues, falou sobre qualidade, produtividade e inovação como pontos chaves para a competitividade no setor.

Segundo dados do próprio ITPC, o segmento teve uma performance positiva no Brasil, em 2017, com o crescimento de 3,2 % acima da inflação. Mas, segundo Márcio, há uma perda de mercado, principalmente para o pão francês, que diminuiu 7% de volume nas padarias tradicionais. “Porém, quando é analisada a indústria, observa-se um grande crescimento, com o surgimento dos pães congelados, aumentando os canais de vendas”’, frisou o especialista.

O momento, segundo Márcio, é de readequação a esse novo mercado, conhecendo os novos concorrentes e os produtos, bem como as estratégias das empresas para obter bons resultados. Informações como essas motivaram o casal de empresários Orleide Bispo e Daniela Bonfim, a buscarem ideias inovadoras para a padaria Maná, em Coaraci. “É importante inovar, buscar novidades para a gestão dos negócios e das vendas, sempre visando se manter no mercado”, declarou Orleide.

Claudiana Figueiredo, diretora regional do Sebrae || Foto Maurício Maron

O evento foi uma oportunidade para os empresários entenderem o atual cenário de panificação, o que as empresas mais competitivas estão fazendo e como ter acesso a essas informações e tecnologias. Para a gerente regional do Sebrae em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o encontro voltado para o segmento de panificação é importante, por conta do impacto que atividade gera na economia da região. “O Sebrae tem trazido especialistas para falar sobre temas relevantes para que o empresários assegurem a sustentabilidade dos seus negócios”, concluiu.

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