Tempo de leitura: 2 minutos

Laranja gigante atrai curiosos no município de Quinjingue|| FOTO arquivo pessoal

Laranjas bem maiores e mais pesadas que as de costume estão chamando a atenção da população do povoado de Sítio, no município de Quijingue, região sisaleira da Bahia. O pé de laranja é cultivado na casa de um idoso conhecido como ‘Branco de Simão’ e, apesar do porte médio, é carregado dos frutos gigantes.
Segundo a dona de casa Maura Maria de Carvalho, 46 anos, que mora próximo ao aposentado, as laranjas chegam a pesar até 2 quilos. Ela conta que a situação provocou a curiosidade dos moradores da região. “Eu mesma confundi com um pé de cabaça. Fiquei impressionada quando me disseram que se tratava de um pé de laranja. Pesamos uma das frutas e deu dois quilos”, afirma.
Maura disse ainda que a muda da planta foi comprada pelo idoso na feira da cidade, e é resultado de uma técnica de enxertia – procedimento muito comum na agricultura, que junta partes de plantas para formar uma planta só. Desde então, conta a dona de casa, já foram colhidas duas safras da fruta exótica. “O senhor Branco nos contou que colhe as frutos gigantes desde o ano passado”.
Segundo o engenheiro agrônomo Iug Lopes, que é professor do Instituto Federal Baiano – Campos Bom Jesus da Lapa, esse tamanho e peso não são comuns para uma laranja, mas somente uma análise mais detalhada pode apontar a variedade do fruto. Do Notícias de Santaluz.

0 resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *