Tempo de leitura: 2 minutos

Operários conhecem técnicas de poda dentro das normas || Foto Clodoaldo Ribeiro

A Superintendência do Meio Ambiente, órgão da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Ilhéus está oferece aos servidores municipais e terceirizados um curso de poda e corte de árvores em áreas urbanas. As atividades começaram na segunda-feira (9) e serão encerradas nesta sexta (13), no Centro Administrativo. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público Estadual (MP-BA), representado pelo promotor Paulo Sampaio.
O professor Arnaldo Bezerra de Menezes, coordenador do Programa de Arborização Urbana da Universidade Estadual da Paraíba e secretário da Regional Nordeste da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), conduz as atividades letivas. Nas palestras e encontros, os servidores tomam conhecimento das novas diretrizes da Seplandes para o manejo das árvores. Os participantes também aprendem diferentes técnicas de poda e conhecem os critérios para a eventual remoção de espécimes.
Marão recebeu a equipe que participa do treinamento || Foto Clodoaldo Ribeiro

O curso envolve o debate de temas como os benefícios da arborização para a qualidade da vida nas zonas urbanas. Já as atividades práticas são importantes para a fixação dos conhecimentos obtidos nas palestras. Ontem (10), por exemplo, os servidores participaram de uma aula prática com um especialista em podas, o técnico Joaquim Alves Bezerra, que aproveitou as árvores da prefeitura para exemplificar as instruções.
O treinamento sobre arborização urbana é baseado na NBR 162461, por meio de norma técnica ambiental, que estabelece os procedimentos para a poda de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas em áreas urbanas, em conformidade com a legislação aplicável.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *