Tempo de leitura: 2 minutos
Lula está preso desde o dia 7, em Curitiba || Foto Rovena Rosa/AB
Após participar da comitiva que visitou, nesta terça-feira (17), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR), disse que objetos pessoais dele desapareceram na noite de ontem (16). Segundo a senadora, um carro da assessoria do PT foi arrombado e dele foram subtraídas roupas limpas, que seriam entregues a Lula, além de documentos pessoais do ex-presidente, como o passaporte e um talão de cheques.

O caso foi registrado na Polícia Civil do Paraná. Segundo a polícia, a Delegacia de Furtos e Roubos de Curitiba investiga o caso. Também teria sido roubado um aparelho celular.
Depois de uma vistoria na sede da Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, onde Lula está preso, a senadora e os demais parlamentares da comissão externa, vinculada à Comissão de Direitos Humanos do Senado, inspecionaram as condições da prisão de Lula. “Ele [Lula] pediu que nós, senadores, lutássemos pelo reequilíbrio das instituições”, disse Gleisi. Ela reafirmou que o ex-presidente Lula tem direito de receber visitas.
O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse que todos os detentos com os quais a comitiva conversou consideraram “adequado” o tratamento recebido no local. “Lula está tranquilo, mas indignado com a distorção das informações [sobre ele] que estão chegando à população.”
Para a  presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado, Regina Souza (PT-PI), as condições de alimentação, vestimenta e limpeza das instalações também são “razoáveis”. Lula “está bem”, afirmou a senadora. “Ele mesmo disse: ‘o banheiro [está] limpo’. O sanitário, armário, a mesa [estão em boas condições], há os livros e cartas [que ele é autorizado a receber].”
O ex-presidente foi preso no último dia 7, após o Supremo Tribunal Federal negar pedido de habeas corpus preventivo. Lula foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de pena pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Da Agência Brasil.

0 resposta

  1. Que esta comissão dos direitos humanos faça o mesmo com as cadeias públicas do Brasil e os presos das delegacias e iniciem por Itabuna-Ba-Brasil. No tempo que este comentarista era agente público e trabalhava na delegacia, a acomodação do preso era extremamente precária,uma pocilga e o preso nem ereto de pé podia ficar,a não ser se o detendo fosse anão. Hoje o local situa-se, o Teatro Zélia Lessa.
    A Cadeia Pública de Itabuna, este comentarista também trabalhou,Hoje situa-se,a FICC- Fundação Itabunense de cultura e cidadania, a mesma de frente à Igreja São José,era uma pocilga.
    Penitenciária Lemos Brito,Casa de Detenção de Salvador,este comentarista, também
    trabalhou,as pocilgas erma mais limpas,a inauguração do presídio Feminino de Salvador,este comentarista,também trabalhou,era uma prisão decente.
    Colonia Lafaiete Coutinho,antigo presídio de Salvador,Pedra Preta,presídio decente,lá só as ruínas da Pedra Preta e suas histórias que este comentarista ouviu dos agentes que ali trabalhou.
    Nesta época tinha um preso na Colonia Lafaiete Coutinho,o mesmo irmão de um cantor muito famoso,Erasmo Carlos,segundo a mídia relatou,o crime deste detento
    foi um roubou no Banco Central de Salvador-Ba.
    Entretanto,hoje este comentarista não faz ideia das situações dos presos das delegacias e dos presídios de Salvador e nem de Itabuna,a não ser por reportagem
    na mídia e não são situações boas,pelo contrário,são extremamente precárias,
    o que não custa fazer uma incursão nestes cárceres se os presos são mantidos com dignidade assim como o detento Lula da Silva.

  2. LADRÃO QUE ROUBA LADRÃO TEM 100 ANOS DE PERDÃO. Quanto ao passaporte esse não vai ter serventia já que seu proprietário não poderá usar tão cedo já que o mesmo começou a pagar pelos roubos que praticou e as propinas que recebeu.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *