Tempo de leitura: 2 minutos

Como em 2010, novo concurso da Uesc é alvo de acusação de plágio

A Consultec foi acusada de plagiar, ao menos, cinco questões das provas do concurso público para os cargos de técnico e de analista universitário da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
O exame foi aplicado no último dia 14. Conforme candidatos, questões são semelhantes ou idênticas às de provas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Fundação Carlos Chagas e parte delas havia sido divulgada em sites de concursos.
Luciano Cordier é um dos candidatos que fizeram a prova, no último dia 14. “Em sites de simulados e no site do PCI Concursos, a gente pode ver e baixar as provas [questões] plagiadas”, disse ao PIMENTA.
A Uesc ainda não se posicionou quanto à denúncia. A Consultec informou que os recursos protocolados estão em “fase de análise” e promete adoção de “medidas cabíveis”, porém fala em preservar o certame.
CONCURSO CANCELADO EM 2010
A universidade já cancelou um concurso para técnico e analista universitário, em 2010, após descoberta de fraudes como plágio e violação do sigilo das provas (relembre aqui). A empresa Concepção foi contratada a menos de 20 dias das provas. Novo certame, e com outra banca, ocorreu em 2011.
 
Questões idênticas às de outros concursos foram identificadas por candidatos

Outra questão idêntica a de outras bancas foram aplicadas no concurso da Uesc

0 resposta

  1. Se as questões foram plagiadas quer dizer que os denunciantes acertaram, certo?
    Ou erraram, pesquisaram depois e estão revoltadinhos??
    90% das questões de todos os concursos são semelhantes/iguais porque os assuntos se esgotam… Ou acham que existe questão inédita de Administração pública ou acentuação gráfica?? Existem novidades teóricas nesses assuntos que não sabemos?
    Verificar que já existia uma questão semelhante após a aplicação da prova é a comprovação que o candidato não estudou o suficiente.
    Quer passar garotinho, estude mais para a próxima.

  2. Sobre a Matéria necessário se faz que as providências cabíveis sejam tomadas.Se a UESC é uma Entidade séria e respeitada a Nível Nacional haverá de tomar uma posição a respeito do Ocorrido.Pagamos Cursos para nos prepararmos para esse Concurso e comprovado estar que questões foram plágio. Não é justo alguns já terem ido à prova com Conhecimento dessas questões. Chega de FRAUDDES.

  3. Desde o ano passado, eu, particulamente, estudo as disciplinas exigidas para concurso da Uesc. Através do edital de 2010 os assuntos estudados. Tive, a princípio a média relativa a pontuação, poderia ficar quieto e esperar as coisas acontecerem. Mas, não somente eu, e, creio, que muitos condidatos estariam lutando para ser resolvido este erro. Os assuntos são esgotados sim, mas não se deve copiar vírgula por vírgula, questões de outras bancas mais importantes que a Consultec em relação ao Brasil. Inspirar-se numa questão, inspirar-se em um argumento, não há problema, mas copiar fielmente a assertiva, isso é errado, sai da ética licitatória. Faço download de provas, quase fiz ano passado o download dessa prova de analista da FGV de 2015.

  4. Sou verdadeiro Hawking e gostaria de pedir desculpas pelas bobagens externadas pelo farsário das 11:22. Na verdade, existem possibilidades infinitas para elaborar questões de uma prova, basta que a banca coloque pessoas inteligentes e que não tenham preguiça de elaborar conteúdos inéditos. Isso é salutar para sobrevivência de uma empresa competente e tranquilidade para os concurseiros. Afinal, se a aplicadora faz questão de mostrar o envelope “lacrado” com conteúdo secreto, seria justo não existir crtl c + crtl v. Obs.: Estou processando um cara pelo uso do meu nome para publicar bobagens.

  5. Nossa q menina louca essa stephen!!! Eu n fiz esse concurso mas é lógico se ocorreu plágio houve sim um crime, plágio é uma coisa muito sério não se trata de ser questão parecidas e sim questão iguais, no caso copiada e coladas. É normal em concurso ter questão parecidas já que alguns concurso tem o mesmo assunto, agora questão iguais, plágio é crime, se houve plágio mesmo esse concurso tem que ser cancelado e a consultec tem q ser penalizada. Vamos parar egoísmo, vamos parar com esse jeitinho brasileiro, só pq foi bem na prova quer ficar apoiando um crime!!! E se fosse pra copiar e colar a uesc nem precisava contratar uma banca pra “elaborar” as questões, só era mesmo escolher algumas na internet. E a uesc deveria se posicionar, afinal é o nome dela que está aí, já é a segunda vez que isso acontece. As pessoas já tão perdendo a confiança nesse concurso da uesc

  6. Tal fato de plagio possibilitaria, em tese, o acesso antecipado dos candidatos aos conteúdos das provas e, por conseguinte, violaria os princípios da isonomia, impessoalidade e a concorrência, que norteiam os concursos públicos.
    Além disso outro item, importante 5 12 do edital..pois é passível de fraude pois não houve homologação diário e nem ao menos publicação no site da Universidade. No msis wurm estudou não estar preocupado com cancelamento..pois estudou..nao foi chute!

  7. Ótimos argumentos Stephen!
    Apoia um crime pq foi bem na prova, levando vantagem sobre isso. Qnd alguém fala q vc tá errada, vc argumenta com erro de português da pessoa. Acho q a galera q tá apoiando essa questão do plágio n sabem nem o que argumentar q estão argumentando os erros de português das pessoas que estão deixando aqui sua opinião contra esse crime, só lembrando aqui n é uma prova de concurso n, se forem argumentar q tenha conteúdo pra argumentar. Eu acho isso que aconteceu um absurdo e como a menina falou a uesc deveria no mínimo se posicionar, eu mesmo perdir a confiança na uesc total, segunda vez q isso ocorre, sinceramente tá muito estranho isso, duas vezes seguidas, pode tá rolando muita coisa aí por trás

  8. Gente, será que não perceberam que esse “STEPHEN HAWKING” é da Consultec, inclusive deve ser algum dos diretores, não percebem nos textos o quanto ela levou esta matéria para o lado pessoal, e esta defendendo a Consultec com unhas e dentes? “Querida” já te descobrimos viu? Para que ta feio…

  9. japa say, agora não é só questão da consultec n querida e questão do MP, pois eu já fiz minha denuncia e apoio a todos que não concorda com esse crime fazer também sua denuncia, pela internet mesmo dá pra fazer, o que não pode é ficar reclamando com os braços cruzados!!!

  10. Coxinhas, a banca já postou os indeferimentos, em resumo, quem acertou poucas questões ficou igual o salário mínimo. E quem acertou um pouquinho a mais já da para fazer um churrasquinho. kakakakakakaka

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *