Tempo de leitura: 2 minutos

Juíza Sandra Magali coordena projeto de apadrinhamento em Ilhéus|| Foto Nei Pinto

Um projeto desenvolvido pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Ilhéus está incentivando o apadrinhamento de crianças e adolescentes, que vivem em Casas de Acolhimento no município do sul da Bahia. O objetivo é beneficiar quem não possui condições de retornar à família biológica nem está inserida no perfil para adoção.
A juíza da Vara da Infância e Juventude, Sandra Magali Brito, está selecionando padrinhos e madrinhas para crianças e adolescentes, entre 8 e 17 anos, da rede de abrigos do município, permitindo a construção de vínculos afetivos, contribuindo com a convivência familiar destes jovens.
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
De acordo com Sandra Magali, o objetivo é garantir suporte e desenvolvimento emocional. “A pessoa que apadrinha será uma referência na vida desse jovem”, disse. O estímulo é realizado por meio da ação “Apadrinhamento Afetivo: Afeto que transforma vidas”, com base no projeto de apadrinhamento de iniciativa do Tribunal de Justiça da Bahia.

Os interessados em participar passam por um processo de habilitação e serão capacitados a exercer o papel de padrinhos. “Os requisitos para essa habilitação são basicamente parecidos com a própria adoção. Tem um processo de habilitação, uma fila no Sistema de Automação da Justiça (SAJ) e a previsão do processo do apadrinhamento”, explicou a juíza.
A ação é contextualizada na fundamentação legal do artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preconiza ser “dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. Na comarca de Ilhéus, o projeto está em fase de capacitação dos padrinhos e dos jovens.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *