skip to Main Content
30 de setembro de 2020 | 10:36 pm

IPIAÚ SEDIA A 3ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO CHOCOLATE

Tempo de leitura: 2 minutos

Festival de Chocolate é realizado em Ipiaú até domingo

O município de Ipiaú sedia, neste fim de semana, a 3ª edição do Festival do Chocolate e 5º Agrocacau. O evento está sendo realizado na Praça Rui Barbosa, numa iniciativa da Associação dos Produtores de Cacau e Chocolate do Território Médio Rio de Contas, Prefeitura de Ipiaú, Ceplac, e o Território Médio Rio das Contas, por meio do Colegiado de Desenvolvimento Territorial, e conta com o apoio do Governo do Estado.
O 3º Festival do Chocolate busca dar visibilidade ao chocolate de origem e fomentar negócios da cacauicultura. Já o 5º Agrocacau, que ocorre simultaneamente, está promovendo debates e capacitações para agricultores, investidores e consumidores finais sobre as tecnologias setoriais e o fortalecimento da economia, tendo como base a cacauicultura de forma sustentável, na versão orgânica, biodinâmica e de bases agroecológicas.
De acordo com o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Jeandro Ribeiro, na Bahia, 90% da produção de cacau é resultado do trabalho da agricultura familiar, que vem recebendo um conjunto de ações do Governo do Estado. “A agricultura familiar possui chocolate e cacau qualificados, em condições de competir com as grandes marcas disponíveis no mercado e o festival é uma oportunidade para ampliar esse mercado e fortalecer a cadeia produtiva”, afirma.

BAHIA CACAU
A Bahia Cacau, 1ª fábrica de chocolates da agricultura familiar, é um dos empreendimentos que estão participando do festival em Ipiaú, expondo e comercializando os chocolates especiais nas versões 70%, 60%, 50%, 56,6% e 35% de cacau. A fábrica, que está sob a gestão da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências, foi uma das selecionadas no Edital de Fruticultura do Bahia Produtiva.
De acordo com o presidente da cooperativa, Osaná Crisóstomo, o edital está intervindo, de fato, no fortalecimento das áreas produtivas dos agricultores familiares, com a aquisição de kits tecnológicos que incluem mudas de cacau de qualidade, coxos e estufas, entre outros equipamentos. “Com os investimentos do Bahia Produtiva, vamos conseguir melhorar a qualidade da amêndoa produzida, automaticamente aumentando a rentabilidade do produtor”.
Ele destacou ainda que a participação no festival promove um diálogo entre produtor e consumidor, além de ser uma oportunidade de qualificar ainda mais a produção, a partir de outras experiências e de fechar novos negócios.
No Território Médio Rio das Contas, o Bahia Produtiva selecionou, pelo Edital de Fruticultura, especificamente da cadeia produtiva do Cacau e Chocolate, 32 projetos de empreendimentos. A ação está beneficiando diretamente 1.214 famílias, com investimento de R$ 10 milhões.
Durante o evento, o público, além de conferir a exposição, degustar e adquirir produtos à base de cacau e chocolates de origem, terá acesso a outras atrações, a exemplo de shows musicais, cozinha infantil, atividades de campo e concurso de amêndoas de cacau.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top