Tempo de leitura: < 1 minuto

Escrevo ao Pimenta para dizer que tenho observado algumas questões que tem me deixado intrigado a respeito do Concurso para professor da UESC.
A primeira delas é o fato de as provas escritas terem que ser assinadas pelos candidatos em todas as folhas, o que pode gerar consequências à imparcialidade do concurso.
Outro fato é o de os candidatos terem chegado às 8h da manhã para fazerem as provas e estas só iniciarem, de fato, às 11h30 indo até as 16h30. Pelo menos foi o ocorrido no dia 21 de maio/18, com os candidatos às vagas do Departamento de Letras e Artes.
E hoje, a Universidade publicou uma nota suspendendo as provas de desempenho didático (2a. etapa do certame) apenas para algumas disciplinas, cujas provas ainda não iniciaram, alegando a dificuldade para deslocamento destes candidatos em virtude da greve dos caminhoneiros.
Mesmo o sorteio dos pontos de muitos candidatos sendo já amanhã, domingo (27/05/18), a Universidade optou por manter a aula pública destes (a partir de segunda-feira) e adiar apenas algumas aulas, de algumas disciplinas.
Ora, todos os candidatos não estão igualmente sujeitos a enfrentar problemas para se deslocar diante do cenário NACIONAL de paralisações, diminuição de frotas de ônibus, bloqueio de estradas, cancelamento de voos, entre inúmeras outras consequências?

0 resposta

  1. Tudo na uesc é carta marcada, absolutamente tudo. Pesquise sobre a seleção de bolsistas do NIT, que nem o resultado final tiveram a coragem de divulgar.

  2. Fiz a prova do DLA, objeto de comentário do candidato, e atesto que não há nada no certamente que comprometa a lisura do processo. O candidato argumenta que a rubrica em todas as folhas do texto escrito poderia comprometer a imparcialidade, o que não procede, pois a prova trouxe um cabeçalho em que o nome do departamento, da disciplina e do candidato foram preenchidos manualmente por cada candidato (cada prova estava devidamente identificada). A banca solicitou, apenas, que fossem rubricadas todas as folhas de modo a não ser possível qualquer fralde (substituição de qualquer folha) após a entrega da prova escrita.
    O candidato alega que a prova estava marcada para as 8 horas e só começou às 11:30. É preciso esclarecer que a prova estava marcada para as 8:30, conforme portaria publicada no site da UESC. Para a disciplina de língua portuguesa, do DLA, estavam inscritos 157 candidatos e logicamente, em razão da quantidade, até serem realizados todos os procedimentos e informes ultrapassaria, em muito, o tempo inicial.
    Após a chamada de cada candidato, assinatura das listas de frequência e sorteio dos números para a posterior elaboração do cronograma do sorteio das aulas públicas, ida de todos ao banheiro e sorteio do ponto da prova escrita, todos os candidatos foram encaminhados para as salas de aula, às 10:40, tiveram 1 hora para consultar o material bibliográfico e mais 5 horas para produzir o texto escrito (sem consulta), conforme regra do concurso. Todos os 88 candidatos que compareceram à prova do DLA foram submetidos a esse processo e, portanto, não há nada de estranho nisso. As regras do edital foram rigorosamente seguidas.
    Penso que é legítima qualquer forma de manifestação, quando as pessoas se sentem lesadas, mas nesse caso, não há razão para lançar suspeitas sobre um processo sério que a UESC está desenvolvendo.

  3. Nos concursos para as IES baianas geralmente os candidatos colocam o nome na prova. Mas, se o objetivo é a não identificação, geralmente cada candidato coloca o número da inscrição ou outro número definido previamente pela coordenação do concurso. Ainda assim, creio que não compromete a lisura do certame, a obrigação de rublicar todas as folhas da prova escrita. Nos casos de exigência de não identificação, geralmente solicita a rubrica e não a assinatura por extenso.
    Entendo, também,que a suspensão da prova didática para algumas disciplinas não prejudica candidatos às disciplinas não canceladas. Então, não há como alegar falta de isonomia.
    Quanto ao horário, é comum os concursos começarem após o horário definido em edital. De igual forma, é comum algum candidato chegar atrasado para a realização das provas. Com começo bem depois do horário previsto há sempre a possibilidade de livrar algum retardatário de eliminação do certame.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *