Tempo de leitura: 2 minutos

PT baiano faz ato de lançamento da pré-candidatura de Lula
Os diretórios baiano e de Salvador do PT lançaram hoje, na Faculdade de Arquitetura da UFBA, a pré-candidatura do ex-presidente Lula, neste domingo (27). O presidente do PT da Bahia, Everaldo Anunciação, explica “que a Constituição prevê a suspensão dos direitos políticos de qualquer pessoa somente após o trânsito em julgado da decisão penal condenatória, o que não é o caso do ex-presidente Lula”.
Ele ressalta que a Lei da Ficha Limpa não impede que o ex-presidente participe do processo eleitoral, ainda que sub júdice, enquanto houver possibilidade de recursos plausíveis para instâncias superiores. ”Então, o PT pode registrar o Lula como candidato, mesmo que ele esteja preso”. Everaldo entende que todos os partidos têm direito a lançar candidaturas, mas o PT “buscará sempre a unidade”.
O ex-presidente da Petrobras, coordenador da campanha de Lula presidente 2018, José Sérgio Gabrielli, entende que o movimento dos caminhoneiros, “que tem seus problemas internos, é legítimo de resistência contra o aumento do diesel que está absurdo”.
Ele denuncia que o governo decidiu fatiar a Petrobras, vender as refinarias e, para atrair compradores, precisou aumentar os preços e aumentar as importações para dar garantias aos potenciais compradores.
Gabrielli afirma que é uma política equivocada, “pois o que temos que fazer é ampliar a capacidade de utilização das refinarias que estão funcionando abaixo de 60% e fazer com que o país produza mais derivados, garantindo uma relação entre o preço doméstico e o tradicional.
Para Gabrielli, não é preciso ajustar o preço do diesel todos os dias, como vem sendo feito, isto mostra uma incapacidade de solução que interessa ao povo. Ele enfatiza que esta solução só interessa aos acionistas da Petrobras.
O ex-governador Jaques Wagner defendeu a unidade em torno da candidatura Lula. “É o único que tem capacidade para recolocar a economia deste país em ordem”, disse.
Wagner reafirmou que o nome dele não está à disposição, pois, é “Lula até o dia 7 de outubro”. Mas ressaltou que isto não impede conversar com pessoas candidatas do espectro petista. “Vamos continuar dialogando”.
Em relação à Petrobras, o ex-governador propôs a volta da campanha de 1950 “O Petróleo é Nosso, a Petrobras é Nossa”. Ele sugeriu também que a defesa da candidatura de Lula seja intensificada nos espaços institucionais e nas ruas “para a gente tensionar cada vez mais”. Para o deputado federal Nelson Pelegrino, não há outra alternativa que não seja Lula para o País retomar o crescimento e a redistribuição de renda.
O deputado estadual Rosemberg Pinto destacou a participação de outras forças progressistas, além do PT, no evento. Já o presidente do PT de Salvador, Gilmar Santiago, frisou que mesmo num dia de poucos ônibus circulando, a militância e dirigentes do PT e outros segmentos lotaram o auditório da Faculdade de Arquitetura da UFBA.
O ato nacional da pré-candidatura de Lula será em 9 de junho, em Belo Horizonte. Já o Congresso da Juventude do PT da Bahia será no dia 17 de junho.

0 resposta

  1. Raio A e Raio B,comando Vermelho,PCC e Partidos Políticos de Assaltantes de Banco do Brasil,partido politico dos Traficantes de Drogas do Brasil,tem legítimos direito de acordo o art. 5º da CF. § XXXVI.
    O Partido de gângster do PT pode,os demais não pode por quê? Alguém precisa provocar a juridição já!
    “Povo brasileiro em termo de falta de vergonha na cara e caráter,vive na miséria”
    Autor desconhecido.

  2. É bom tentar expor as últimas cartadas , o PT já perdeu 80% dos propósitos realizáveis. Na Bahia , o governador ainda dribla atenções. Mas Jaques Wagner , este nem se manifeste , vai sair pela culatra. Capite bem …

  3. ESTÃO DESESPERADOS !! O PT ACABOU!!! RUI SE SAIA DESSA LAMA,VC É DIFERENCIADO!!
    ANÁLISE: POR QUÊ INSISTIR NA CANDIDATURA DE UM PRESO CONDENADO MESMO SABENDO QUE A JUSTIÇA ELEITORAL NÃO ACEITARÁ SEU REGISTRO
    O PT não tem nenhum nome competitivo nessa eleição presidencial de 2018,mas a retirada do nome de Lula do pleito não apenas afeta a candidatura na eleição majoritária como também na proporcional pois perdendo o protagonismo na candidatura à presidente desce ladeira a baixo às candidaturas na proporcional que perderão o discurso. Outrossim, que ridículo..Gabrielle e Wagner falando da Petrobrás.. Onde nós estamos…Muita cara de pau desses caras velho…Dilapidaram a empresa e o país…um verdadeiro acinte à sociedade. Ainda utilizam um espaço público de uma Universidade para essa baboseira ideológica e marginal..

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *