Tempo de leitura: 2 minutos

Policiais concluem curso de capacitação e vão atuar na fiscalização da Mata Atlântica

As ações para a proteção da Mata Atlântica ganharam reforço com a certificação de 44 policiais militares e 6 profissionais que atuam na defesa do meio ambiente, principalmente nas regiões sul, baixo sul e extremo sul da Bahia. Eles acabam de concluir o Curso de Policiamento e Fiscalização na Mata Atlântica e a cerimonia foi realizada na Universidade Estadual Santa Cruz (Uesc), na última sexta-feira (8).
A capacitação do grupo especial foi resultado de uma parceria entre o Ministério Público do Estado da Bahia, Polícia Militar e a universidade, com o apoio da Fundação José Silveira. O curso teve início em maio de 2017 e abordou conteúdos teóricos como direito ambiental e penal ambiental, cartografia básica e uso de GPS, licenciamento ambiental, noções de ecologia.
No curso foi abordado ainda o plano de contingência, identificação macroscópica de madeira, fiscalização de recursos pesqueiros, hídricos e minerais, patrulhamento rural, fiscalização e proteção à fauna e manejo e contenção de animais. Os alunos também participaram de  atividades práticas nos municípios de Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e no distrito de Posto da Mata, em Nova Viçosa.

MULTIPLICADORES
procuradora-geral de Justiça Adjunta do Ministério Público da Bahia, Sara Mandra Rusciolelli, participou da entrega dos certificados aos concluintes. Ela destacou o trabalho desenvolvido pela promotora de Justiça Aline Salvador e desejou que os policiais e civis que participaram do curso tornem-se multiplicadores do que aprenderam para a defesa do meio ambiente.
Também participaram da entrega de certificados a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro, o comandante de Policiamento Especializado, coronel Humberto Sturaro, o comandante da CIPPA-Porto Seguro, major Cleber Silva, o representante da Fundação José Silveira, Reuter Silveira, a secretária-geral Adjunta do MP-BA, promotora de Justiça Flávia Sampaio e o prefeito de Itacaré, Antônio Damasceno.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *