Tempo de leitura: 2 minutos

O Mutirão Cabra Macho começa neste sábado, às 19 horas, com palestra no templo da Igreja Batista Teosópolis, localizado na Avenida Félix Mendonça, 75, no Conceição, em Itabuna. O mutirão, uma das maiores ações sociais do interior da Bahia, espera prestar 600 atendimentos preventivos gratuitos de câncer de próstata. Amanhã (17 de junho), a partir das cinco da manhã, tem início os exames.
A ação social contará com cerca de 150 voluntários, entre profissionais de saúde, a exemplo de médicos especialistas em urologia,  enfermeiros, técnicos de laboratório, farmacêuticos e técnicos em enfermagem, segundo o coordenador do Ministério da Ação Social , Gilson Pinheiro. Radicado em Londrina, no Paraná, o médico João Correia, está em Itabuna para ajudar no mutirão.
Gilson Pinheiro lembra as recomendações para a realização dos exames: jejum de pelo menos oito horas e no máximo 12, não ejacular horas antes da coleta, não realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação (andar a cavalo) , no dia anterior e não fazer sexo antes do exame.
O pastor presidente da Igreja Batista Teosópolis, Genilson Souto, diz que a cada mutirão a igreja vem procurando aprimorar o atendimento. “A cada ano, buscamos melhorar o atendimento aprimorando nossos serviços. Para nós, é uma forma de ajudar vidas e contamos com a força do voluntariado para oferecer um serviço de qualidade à sociedade”, destacou o pastor Genilson Souto.
Coordenador do Ministério da Ação Social, Gilson Pinheiro, ressalta que o todas as pessoas que forem diagnosticadas terão acompanhamento. A coordenação do mutirão firmou parceria com a Santa Casa de Itabuna que vai oferecer o acompanhamento.
“É um trabalho que realizamos durante todo o ano. Após terminado o mutirão, nosso trabalho prossegue, pois realizamos o acompanhamento de todos aquele que forem diagnosticados. É um trabalho que fazemos para a sociedade”, explica Gilson Pinheiro. Na rede particular o exame custa R$ 200,00.
Nas edições anteriores, pessoas de vários municípios do sul da Bahia, como Buerarema, Uruçuca, Ilhéus, Itajuípe, Arataca e São José da Vitória, entre outros, foram examinadas.

0 resposta

  1. O Dedão no meu NÃO. É virgem! Enquanto houver exames diagnósticos menos invasivos, vou optando por eles. Mas recomendo veementemente a todos os homens que façam o toque prostático, exame eficiente e de baixo custo, se você não tiver que pagar pela consulta do urologista. Fé em Deus, força na peruca e, vá fundo. A saúde em primeiro lugar.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *