skip to Main Content
24 de setembro de 2020 | 05:37 pm

EDITAL DE CONCESSÃO DO NOVO AEROPORTO DE CONQUISTA SERÁ PUBLICADO NESTE SÁBADO

Tempo de leitura: 2 minutos

Novo aeroporto de Vitória da Conquista será administrado pela iniciativa privada

Será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), neste sábado (30), o aviso de licitação da concessão pública do novo Aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. A licitação está marcada para 9 de agosto, às 14h, na sede da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transporte e Comunicações (Agerba), em Salvador.
De acordo com o edital, a empresa que vencer a licitação será responsável pela gestão, manutenção e exploração das áreas e serviços do novo terminal pelo prazo de 30 anos. A concessionária também deverá adquirir, instalar e implantar equipamentos obrigatórios de auxilio a navegação. Uma audiência pública foi realizada em abril, quando a população e representantes de concessionárias deram contribuições sobre o edital.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) é responsável pela construção do equipamento no sudoeste baiano, que visa atender a uma necessidade de ampliação da estrutura devido ao crescimento da demanda de passageiros e aeronaves na região. O atual aeroporto foi afetado por conta do crescimento da zona urbana, comprometendo o Plano Básico de Zona de Proteção. O investimento total da obra é de R$ 145 milhões, com financiamento dos governos federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (SAC), e estadual.

Atualmente está em andamento a construção do terminal de passageiros. Importantes etapas, como a implantação da pista de pouso e decolagem e da seção contra incêndio (SCI), já estão concluídas. “Vitória da Conquista tem mais de 348 mil habitantes e é a terceira maior população do território baiano. Além disso, é o quinto maior Produto Interno Bruto [PIB] do estado”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.
HOMENAGEM A GLAUBER ROCHA
Aeroporto Glauber Rocha entrar em operação, a expectativa é de que, até 2020, a movimentação seja ampliada para 500 mil passageiros/ano. A demanda do atual é de 250 mil passageiros por ano. O novo terminal tem uma área patrimonial de 6,16km². A pista de pouso e decolagem possui 2,1 quilômetros de extensão e tem capacidade estimada de receber mais de 60 mil operações durante o ano. Mais de 300 operários atuaram na construção do equipamento. Na fase atual, são mais de 80 trabalhando para concluir o terminal de passageiros.
O nome do novo aeroporto conquistense é uma homenagem ao cineasta Glauber Rocha. Autor de filmes como ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ e ‘Terra em Transe’, ele nasceu em 14 de março de 1939, em Vitória da Conquista. Ao longo da carreira, Glauber atuou como diretor, roteirista, ator e escritor. Ele morreu em 1981, aos 42 anos, no Rio de Janeiro.

Esta publicação possui 0 comentários
  1. Olha só… muitos duvidavam que esse aero seria inaugurado em 2018.. pois esta ai
    o De ilheus deve ser concedido tb..
    Tomara que não para a Sinart e nem Socicam.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top