Tempo de leitura: 2 minutos

Observação de baleias é outro nicho do turismo de Porto Seguro || Foto Divulgação

Começa, oficialmente, no próximo domingo (8), a temporada de Observação de Baleias em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. As baleias jubarte migram todos os anos das águas geladas da Antártica, onde se alimentam durante o verão, para o litoral baiano, para o período de reprodução durante o inverno. A temporada estende-se até o final do mês de outubro.
A observação de baleias é um dos produtos que compõe o turismo de natureza de Porto Seguro e faz bastante sucesso entre moradores e turistas. “Avistar baleias ao mar é um espetáculo à parte que Porto Seguro oferece. Somos agraciados por esse fenômeno que acontece naturalmente durante esse período específico do ano e tem se tornado uma das experiências mais procuradas em nosso Destino”, explica o secretário municipal de Cultura e Turismo Richard Alves.
Com duração média de 4 horas, o passeio é guiado por uma bióloga marinha especialista em baleias que discorre sobre o comportamento dos mamíferos, suas características e o processo de migração da espécie. Quem participa do passeio, além de avistar, pode contemplar o canto das Jubarte usando o hidrofone, aparelho que capta os sons emitidos pelas baleias.
CAPACITAÇÃO
O Instituto Baleia Jubarte, a Cia do Mar Navegação e Turismo, a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo capacitaram, nesta terça-feira (3), profissionais marítimos e operadores turísticos envolvidos com a comercialização do passeio de Observação de Baleias em Porto Seguro. A capacitação ocorreu no Arraial d’Ajuda Eco Resort e contou com a presença de aproximadamente 50 profissionais da área.
A capacitação foi composta pela atualização das práticas dos tripulantes e agentes de turismo, desde a comercialização do produto à operação do passeio. “As práticas são atualizadas anualmente e fazemos essa capacitação para que todos possamos sempre realizar um turismo sustentável, de acordo com a legislação oficial, sem infringir nenhuma norma e respeitando a natureza”, explica Paula Leite, proprietária da Cia do Mar, que realiza o passeio Baleia à Vista em Porto Seguro desde 2008.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *