Tempo de leitura: < 1 minuto

Cacau é incluído na lista de alimentos do PAA

O Ministério do Meio Ambiente inclui o cacau entre os alimentos que podem ser comercializados através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). De acordo com a Portaria, o cacau, incluído na lista de  espécies da sociobiodiversidade do PAA,   poderá ser comercializado in natura ou derivado,  como amêndoa torrada (chocolate), polpa ou fruto verde – fatiado como carpaccio – salada.
Para o diretor-geral da Ceplac, Juvenal Maynart,  a medida é mais um passo no processo de retomada da produção de cacau por meio de novas tecnologias e com foco na sustentabilidade, “com impactos positivos na agricultura familiar no Sul da Bahia”.
O PAA adquire alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.

0 resposta

  1. Há muitos anos atrás, década de 80 , na grande crise , foi sugerido em reunião com ministério da agricultura a inclusão do cacau na merenda escolar. Os sacripantas da CEPLAC argumentaram que ia dar diarreia nas crianças. Ideia de JIRICO. Pelos menos não passavam fome e agregava valor ao produto. Enfim , estão 30 anos atrasados. Uma ideia brilhante mas sem conteúdo. Na época abrangeria a região , hoje apenas a agricultura familiar , nada de novo. Apenas política .

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *