Tempo de leitura: 2 minutos

Vacinação contra a paralisia infantil começa no sábado em Ilhéus

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) inicia no sábado (21),nos postos de saúde da zona sul, a campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite (paralisia infantil). As doses estarão disponíveis nas unidades de saúde do PSF do Nossa Senhora da Vitória, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença CAE III (antigo SESP), que vão funcionar das 8 às 12 horas.
O público alvo da campanha de vacinação são crianças de um ano até cinco anos. Porém, a vacina contra o sarampo estará disponível também para pessoas com idade até 49 anos, público que terá acesso à imunização durante a semana, nas atividades de rotina dos postos.  Ilhéus está entre os municípios baianos que no ano passado não atingiram a meta de vacinação contra a paralisia infantil.
A imunização no município do sul da Bahia prosseguirá até 18 de agosto, quando o Ministério da Saúde realiza o Dia de Mobilização Nacional.Nessa data, as equipes de todas as unidades de saúde de Ilhéus estarão mobilizadas, segundo a Secretaria de Saúde. De acordo com a Sesau, serão disponibilizadas, na zona urbana ,13 salas de vacinas durante a campanha.

PARALISIA INFANTIL
Conhecida popularmente como paralisa infantil, a poliomielite causa paralisia que começa de forma repentina e pode afetar desde as pernas até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. O vírus foi erradicado no Brasil na década de 90.
A contaminação da doença ocorre por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar. Segundo o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença extremamente contagiosa e pode ser transmitida pelo contato com secreções.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *