Tempo de leitura: 2 minutos

Secretários elegem comissão executiva do CTE

Uma assembleia extraordinária elegeu comissão executiva que vai coordenar a Câmara Técnica de Educação (CTE) do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, composta por secretários municipais da área. A Câmara busca tornar mais eficaz a aplicação das políticas públicas de educação nos municípios do Território Litoral Sul.
A iniciativa é inovadora no Sul da Bahia e vem sendo discutida em encontros realizados pelo Fórum de Secretários Municipais de Educação (Forsec), ligados a Amurc, em parceria com os Institutos Natura, Arapyaú e a Pró-reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A CTE é um braço institucional do CDS-LS e poderá atuar na área de convênios para aportar recursos específicos da educação, que estarão disponíveis através do Consórcio.
De acordo com a coordenadora da Rede de Apoio a Educação (RAE) do Instituto Natura, Thamara Strelec, a Câmara serve tanto para um diálogo técnico a respeito das políticas públicas educacionais que estão sendo implementadas nos municípios, “como também pode ser um espaço de deliberação, para a realização de compras consorciadas, a contratação de uma formação de professores regional, ou mesmo firmar convênios e acordos de cooperação”.
A partir do “princípio da economicidade e da otimização de recursos e serviços que poderão ser compartilhados pelos municípios consorciados”, o secretário executivo do CDS-LS, Luciano Veiga acredita na força dos Consórcios Intermunicipais, como um instrumento eficaz e estratégico para atender os municípios que estão com dificuldades financeiras em manter os serviços de educação nas suas localidades.
Comissão
A coordenadora eleita para Comissão Executiva da CTE, Cláudia Correa, atual secretária de Educação de Itapitanga, destacou a importância da CTE para o fortalecimento da educação regional. “A partir de agora nós vamos estar mais fortalecidos e engajados no processo educacional, reivindicar mais os programas e projetos, principalmente dos municípios que fazem parte do Litoral Sul”, declarou.
Ainda foi eleita para a Comissão, a vice-coordenadora, Luzinete Miranda, secretária de Itapé e como secretário, Arley Soares, atual secretário de Educação de Barro Preto. Já a Comissão de Ética será composta pelos secretários: Maria de Lourdes, de Itajuípe, Isabela Oliveira, de Almadina e Magnobaldo Sant’anna, de Buerarema.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *