Tempo de leitura: 2 minutos

Mais de 500 mil crianças ainda devem ser vacinadas na Bahia|| Foto MS

Mesmo com o Dia D de Mobilização Nacional no sábado (18), os municípios baianos estão longe de alcançar a meta de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. De acordo com o Ministério da Saúde, na Bahia foram imunizadas cerca de 300 mil das 849.361 crianças que devem receber a dose contra a pólio. Contra o sarampo, 294.005 dos 849.361 meninos e meninas foram vacinados.
O Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde alertam que os pais e responsáveis devem levar as crianças independente da situação vacinal anterior, já que neste ano a campanha é indiscriminada. A expectativa é que sejam imunizadas mais de 11 milhões de crianças até 31 de agosto. Devem receber as doses as crianças de um a cinco anos incompletos.
Para a pólio, as crianças que ainda não tomaram nenhuma dose serão imunizadas com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças que já tiverem tomado uma ou mais doses receberão a gotinha (Vacina Oral Poliomielite – VOP). Em relação ao sarampo, todas as crianças devem receber uma dose da vacina tríplice viral, independente da situação. A exceção é para as que tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias, que não necessitam de uma nova dose.
Até o momento, mais de 9 milhões de doses das vacinas contra a pólio foram aplicadas em crianças de todo o país. Contra o sarampo, foram 4,5 milhões, o que corresponde a cerca de 40% do público-alvo para cada uma das vacinas.

Uma resposta

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *