skip to Main Content
19 de janeiro de 2021 | 06:27 pm

MINISTÉRIO CRIA CANAL DE COMUNICAÇÃO CONTRA FAKE NEWS NA SAÚDE

Tempo de leitura: 2 minutos

Ministério da Saúde cria canal para combater notícias falsas|| Foto Valter Camporato

Para combater as fake news (notícias falsas) sobre a saúde, o Ministério da Saúde criou uma linha direta para que qualquer cidadão brasileiro possa verificar com os profissionais nas áreas técnicas da Pasta se um texto ou imagem que circula nas redes sociais é verdadeiro ou falsa. Ou seja, é um canal exclusivo para desmascarar as notícias falsas e certificar as verdadeiras.
Para fazer contato direto, o cidadão pode adicionar o número (61) 99289-4640.  As notícias analisadas pela equipe também estarão disponíveis no Portal Saúde no endereço saude.gov.br/fakenews e nos perfis do Ministério da Saúde nas redes sociais.
O projeto “Saúde Sem Fake News” é organizado pela equipe multimídia do Ministério da Saúde. A partir dos recebimentos das mensagens, o conteúdo será apurado junto às áreas técnicas do órgão e devolvido ao cidadão com um carimbo que informa se é Fake News ou não. Dessa maneira, será possível compartilhar a informação de forma segura.
O MS constatou, por exemplo, que é muito comum que informações sem respaldo científico têm disseminado supostos tratamentos milagrosos para doenças graves como câncer. Verificou também que existem muitos boatos de que vacinas podem ser prejudiciais a saúde, gerando insegurança e possibilitando o retorno de doenças já erradicadas no país.
É importante lembrar que o canal é exclusivo para o recebimento de Fake News e não deve ser utilizado como um serviço de atendimento ao cidadão. Informações sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) devem ser direcionadas à Ouvidoria Geral do SUS, no número 136, ou as secretarias municipais e estaduais de saúde.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top