Tempo de leitura: 2 minutos

Creches-escolas foram anunciadas durante reunião na segunda || Foto Clodoaldo Ribeiro
O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, vai autorizar a criação de duas creches-escolas indígenas, para crianças de zero a cinco anos, em Olivença, onde há uma reserva da tribo tupinambá. O ato será oficializado em 30 de setembro, durante a caminhada pelo Dia da Consciência Indígena. Segundo a assessoria do prefeito, o município atende a um pleito da comunidade Tupinambá feito há 10 anos.
A instalação das creches-escolas foi discutida durante reunião do prefeito Mário Alexandre, no auditório do Centro Administrativo do Município, com as presenças do cacique Sival Tupinambá; da coordenadora estadual do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE 5), Jaqueline Jesus Araújo da Silva; do presidente do Conselho Municipal de Educação e da APPI, Osman Nogueira; da técnica em Educação da Funai, Márcia Singer, da coordenadora-geral dos programas da Secretaria de Educação, Célia Miranda; e da coordenadora da Educação Infantil, Sara Lemos; além de membros de comunidades indígenas.
Estas serão as primeiras creches-escolas indígenas geridas por um município na Bahia. Os recursos utilizados são oriundos do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus. A coordenadora do NTE Indígena, Jaqueline Jesus da Silva, agradeceu ao acolhimento do prefeito Mário Alexandre à proposta e explicou que, atualmente, cerca de 180 crianças estudam de forma precária em galpões e espaços na localidade, sendo que 80% delas são indígenas. “De 350 a 400 crianças estão fora das creches-escolas”, salientou.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *