Tempo de leitura: 2 minutos

Eloah e a Banda Quente será lançada nesta sexta, em Ilhéus
Na próxima sexta-feira (28), estreia “Eloah e A Banda Quente” em Ilhéus, grupo autoral independente de mulheres afro-brasileiras que celebra a continuidade do seu trabalho autoral. O show de lançamento será às 17h, na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), e marca o nascimento de uma sonoridade genuinamente sul-baiana e protagonizada por mulheres musicistas desde o seu nascimento.
A apresentação é gratuita e aberta ao público. O repertório é formado por 15 composições de Eloah Monteiro arranjadas em parceria com a Banda Quente, sendo 4 dessas canções parcerias entre a cantora e outros compositores, e uma não autoral, uma versão de Dindi, canção de Tom Jobim. Além de Eloah Monteiro (voz e violão), fazem parte da Banda Quente, Izadora Guedes (pandeiro, flautas e efeitos) e Ticiana Belmonte (Octapad eletrônico, percussão e efeitos).
Outro ponto marcante desta produção, que segundo sua diretora artística, Izadora Guedes, é um presente para a cidade de Ilhéus. “É ter entre artistas convidados, parceiros e colaboradores, um coletivo massivamente feminino e em sua maioria, trabalhando sem apoio financeiro, justamente por acreditar na mensagem que “Eloah e A Banda Quente” carrega”.
Um dos principais objetivos da Banda Quente, além de fomentar e difundir a música que o mesmo compõe e desenvolve, é anunciar a consolidação da única banda autoral exclusivamente feminina da cidade. Segundo Ticiana Belmonte, diretora musical do trabalho e percussionista, “a sonoridade da Banda Quente se caracteriza pela diversidade de ritmos que utiliza para transitar entre temas emblemáticos do universo feminino contemporâneo, tudo isso acrescido da versatilidade estética da intérprete e compositora que Eloah Monteiro representa e da inventividade e swing múltiplos de Izadora Guedes”, conclui.
O concerto conta com Evani Tavares (atriz e professora de Artes da UFSB) na Direção Cênica e tem figurino assinado por Raquel Prudente, figurinista grapiúna com mais de 20 anos de experiência. Terá também o auxílio luxuoso de musicistas já consagradas em Ilhéus, como Gabriela Maja, Laís Marques, Thaynan Rodrigues, Josy Damasceno, Júlia Silva e Carol Silva. Além disso, a participação do Balé Afro Gongombira, que tem a direção de Neide Rodrigues, e dos descendentes de Eloah e Ticiana, as crianças Caetano Monteiro e Pedro Luca.
O show de lançamento de “Eloah e A Banda Quente” é indicado para todas as idades, apreciadores da música autoral, e costuma provocar maior identificação entre as mulheres. Uma produção independente realizada pelo Criadouro Soluções Culturais com o apoio da Secretaria de Cultura de Ilhéus, Papirus Livraria, Grupo Cultural Dilazenze, Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, Agenda Grapiúna, Blog Agravo e C3 Comunicação Visual.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *