Tempo de leitura: 2 minutos

A unidade foi reaberta na segunda-feira|| Foto Eric Souza

A Unidade de Pronto Atendimento (24 horas), no bairro Monte Cristo, foi reaberta na noite de segunda-feira (24). A UPA estava fechada desde a semana passada por conta de uma dívida de cerca de R$ 3 milhões da Prefeitura de Itabuna com o Instituto Bom Jesus, que foi contratado em março para gerenciar os serviços. O município é acusado de atrasar o pagamento e não fazer os repasses integrais dos valores estabelecidos em contrato.
A UPA será administrada diretamente pela Secretaria Municipal de Saúde, o que deve reduzir em mais de 50% as despesas para a manutenção. O município tinha um contrato com o Instituto Bom Jesus de R$ 960 mil mensais, valor considerado muita acima da média do pago para a manutenção de unidades de mesmo porte instaladas em outros municípios.
A Prefeitura de Itabuna informou nesta terça-feira (25) que um processo administrativo será instaurado para apurar a decisão do instituto de suspender o atendimento. O secretário interino de Saúde, Jozimar Salles de Aguiar, é quem vai coordenar o processo. Ele está no cargo desde quarta-feira (19), quando o médico Isaac Nery pediu exoneração.
A UPA 24 horas atende principalmente os moradores dos bairros Monte Cristo (onde está instalada), Califórnia, Nova Califórnia, Antique, São Roque, Fátima, Parque Verde e Parque Boa Vista. A unidade foi planejada para desafogar os hospitais de Itabuna, com atendimento ambulatorial, urgência e emergência de média complexidade, nos 7 dias da semana.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *