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4 de março de 2021 | 05:29 am

CARTILHA DO MEC ORIENTA CANDIDATO A FAZER BOA REDAÇÃO NO ENEM

Tempo de leitura: 2 minutos

MEC publica cartilha para uma boa redação|| Foto Divulgação

Já está disponível no Portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)a Cartilha do Participante – Redação no Enem 2018. Publicada anualmente, a Cartilha da Redação, como também é conhecida, tem versão em PDF, para ouvintes, e em vídeo em Língua Brasileiras de Sinais (Libras), para surdos e deficientes auditivos.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o objetivo do material é tornar o mais transparente possível a metodologia de avaliação da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como o que se espera do participante em cada uma das competências avaliadas.
A Cartilha detalha todas as competências e explica quais critérios serão utilizados nas correções dos textos. Além disso, traz as redações que obtiveram pontuação máxima no Enem 2017, com comentários. O objetivo é apresentar exemplos positivos que contemplaram todos os critérios máximos de correção pelos diferentes corretores.

A Cartilha da Redação tem vídeos com todo o conteúdo da cartilha tradicional. A Cartilha da Redação em Libras está disponível no perfil do Inep no YouTube. A cartilha acessível faz parte do Enem em Libras, reforçando o compromisso do Inep com sua política de acessibilidade e inclusão.
CONTEÚDO
A prova de redação exige a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. Os aspectos a serem avaliados relacionam-se às competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade. Nessa redação, o participante deverá defender uma tese – uma opinião a respeito do tema proposto –, apoiada em argumentos consistentes, estruturados com coerência e coesão, formando uma unidade textual.
O texto deve ser redigido de acordo com a modalidade escrita formal da língua portuguesa. Também é preciso elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no desenvolvimento do texto que respeite os direitos humanos.
O texto produzido é avaliado por, pelo menos, dois avaliadores, de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. Esses dois professores avaliam o desempenho do participante de acordo com as cinco competências. Cada avaliador atribuirá uma nota entre 0 e 200 pontos para cada uma das cinco competências, e a soma desses pontos comporá a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1.000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética das notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.
COMPETÊNCIAS AVALIADAS
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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