Tempo de leitura: 2 minutos

Vista aérea de parte da zona urbana de Ilhéus || Foto José Nazal/Arquivo

Estudo dos pesquisadores Ricardo Sá Barreto, Eli Izidro e Ícaro Carvalho identificou que mais de 80% dos bairros e distritos ilheenses têm Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)  abaixo da média nacional. A partir dos resultados apresentados, é possível fazer um comparativo entre a pontuação obtida pelas localidades em relação aos países que constam no relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano (PNUD).
Assim, 22 localidades de Ilhéus foram relacionadas a países com pontuações equivalentes. Jardim Atlântico (0,914), primeiro do ranking, tem como equivalente a Bélgica, por exemplo. Por ordem, no top 5 dos bairros estão: Boa Vista (0,863) (Emirados Árabes Unidos), Cidade Nova (0,833) (Croácia), São Sebastião (0,816) (Federação Russa) e São Francisco (811) (Romênia).
Publicado na edição de abril da Revista de Desenvolvimento Econômico, o estudo aponta que 82,2% dos bairros e distritos de Ilhéus possuem índice menor que 0,759, que é o IDH nacional. O Banco da Vitória (0,549), dentre os bairros ilheense, é o que reúne os piores índices de renda, educação e longevidade. Segundo a pesquisa, faltam trabalho e oportunidades para os jovens, bem como condições que garantam o desenvolvimento humano e a qualidade de vida da população.
De acordo com o último relatório do Programa das Nações Unidas, divulgado em 14 de setembro, o Brasil alcançou IDH 0,759, ficando na 79ª posição entre os 189 países pesquisados. Esse levantamento demonstra que o país está estagnado nessa colocação desde 2015, encerrando um ciclo de evolução que ocorreu desde 2012, quando avançou seis posições no ranking. Comparando com o resultado obtido em Ilhéus, seria equivalente ao índice alcançado pelo bairro Teresópolis.
Outras 44 localidades ilheenses não têm parâmetro entre países. Segundo os pesquisadores, o poder público pode usar o ranking para atrair investimento, privilegiando, através de benefícios fiscais, empresas que se instalarem nos bairros que tenham IDH-B menor, por exemplo.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *