Tempo de leitura: 2 minutos

MEC aprova mais um doutorado para a Uesc

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC), aprovou o Programa de Pós-Graduação em Letras Linguagens e Representações (PPGLLR) do Departamento de Letras Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O Edital para a turma 2019/2023, com 12 vagas, deve sair em dezembro do próximo ano, respeitados os prazos protocolares.
De acordo com os professores André Luís Mitidieri e Inara de Oliveira Rodrigues, coordenadores do PPGLLR), a implantação de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras da Uesc “reafirma a relevância da configuração interdisciplinar que lhe é basilar, advinda de experiência positivamente desenvolvida com o mestrado em Letras, Linguagens e Representações da mesma instituição”.
André Luís e Inara de Oliveira afirmam que “esse reconhecimento foi confirmado já na segunda Avaliação Trienal CAPES (2013), quando o Programa passou da nota 3 para nota 4, conceito mantido na Avaliação Quadrienal CAPES (2016)demonstrando sua organicidade e boa estruturação, com um corpo docente comprometido com a pesquisa. De igual modo, os discentes apresentam-se motivados para as atividades de investigação, extensão e estágio de docência, com desdobramento nas produções científicas desenvolvidas”, afirmam.
Os professores destacam que o Mestrado em Letras Linguagens e Representações da Uesc vem aprimorando sua vocação interacionista, mantendo produtivo diálogo com outras áreas do conhecimento. A marca interdisciplinar da proposta está fundamentada nas três linhas de pesquisa que a compõem: Literatura e Interfaces (Linha A), Linguística Aplicada (Linha B), Linguagem e Estudos de Gênero (Linha C).
Eles observam que, além de atender à comunidade regional, o programa contribuirá para fortalecer o desenvolvimento educacional no sul da Bahia e no Nordeste, minimizando a assimetria entre regiões brasileiras, tema tão caro ao PNPG 2010-2020. Nesse sentido, a implantação do Doutorado em Letras na Uesc contribui para o descentramento dos Programas de Pós-Graduação em Letras no país. A maioria dos cursos de doutorado ainda se concentra na região Sudeste.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *