Tempo de leitura: 2 minutos
Pacientes recebem atendimento no Dia Mundial do Diabetes|| Foto Daniel Caldas

Cerca de 120 pacientes foram atendidos na Unidade de Saúde da Família Doutor Nerildo Moreira, no bairro da Ruinha, em Ubaitaba, nesta quarta-feira (14), Dia Mundial do Diabetes. Para celebrar a data, a Secretaria de Saúde do Município promoveu ações para alertar a população sobre a importância da prevenção contra a doença e também sobre os cuidados que precisam ser adotados pelos pacientes em tratamento.

Os moradores tiveram acesso a serviços como aferição de pressão arterial e medição de glicemia capilar, pesagem, medida de altura e distribuição de aparelhos de glicemia capilar, além de café da manhã com a oferta de frutas e alimentos saudáveis. Também foram promovidas oficinas para orientar os diabéticos a aplicar corretamente a insulina no dia a dia sem riscos de infecções ou de erro.

Entre os moradores atendidos logo cedo estava dona Matilde Dias de Jesus, 74 anos. A morada do bairro da Ruinha elogiou a iniciativa da Secretaria de Saúde de reforçar a campanha de orientação para prevenir a Diabetes. Ela também se disse satisfeita com o acolhimento que recebeu dos profissionais da Unidade de Saúde da Família Doutor Nerildo Moreira.

ORIENTAÇÕES

“Nossa ação  nesse dia foi munir os pacientes de informações relevantes e conhecimentos sobre a doença em uma atividade extensiva aos moradores do bairro da Ruinha e de outras áreas da cidade. Além de ensinar os dependentes de insulina a ter maior controle de glicemia para melhor qualidade de vida dele e da família” afirmou  o coordenador da USF da Ruinha, Rodrigo de França Café.

A atividade foi acompanhada pelo secretário municipal de Saúde, José Carlos Lona Almeida, e demais dirigentes do órgão. Ele considerou o evento positivo por alertar a comunidade sobre o diabetes e aos pacientes sobre os cuidados necessários no cotidiano. “A participação superou nossa expectativa. Chamamos a atenção das pessoas para a gravidade da doença e para o autocuidado com a saúde. Vamos manter o acolhimento nas unidades de saúde de Ubaitaba”, disse o secretário.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *