Tempo de leitura: 2 minutos

Equipe de Jequié vai representar o Brasil

O campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) de Jequié sagrou-se Campeão Latino Americano de Robótica (LARC 2018). A instituição foi presentada pela equipe Include SunCity formada pelos estudantes do 3º ano Luis Felipe Rocha Silva, Michell Lincoln Barreto Dias, Renatta de Andrade Correia e Luiz Felipe Soares Lopes, sob o comando técnico do professor Andrique Figueirêdo Amorim.
Os estudantes do Ensino Médio-Técnico Integrado de Informática do campus Jequié ficou em 1º Lugar na Robocup Junior Cospace Rescue Secondary. Com o resultado na competição realizada em João Pessoa, na Paraíba, o IFBA garantiu vaga para representar o Brasil no mundial de robótica, ROBOCUP, que será realizado na Austrália em julho de 2019.
Desde 2014, os estudantes envolvidos nos projetos de Robótica dos professores Andrique Figueirêdo, Márcio Henrique Alves dos Santos e Armindo Fábio Rocha Costa vêm obtendo resultados expressivos em competições estudantis nacionais e internacionais de Robótica.

CONQUISTAS
Na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na sua participação, em 2014, em Salvador, o IFBA Jequié obteve a 3ª colocação. Na etapa nacional, no mesmo ano, foi finalista da OBR realizada em São Carlos (SP).
Em 2015, ganhou o Prêmio Equipe Estreante na etapa regional em Salvador da OBR e teve projetos aprovados na Mostra Nacional de Robótica (MNR). Um deles, o ArmBot, foi premiado com uma Bolsa de Iniciação Científica do CNPq.
Vice-campeão regional da OBR 2016 em Salvador e finalista da etapa nacional da OBR 2016 em Recife (PE), a equipe do IFBA Jequié obteve o melhor resultado até então quando conquistou o vice-campeonato CoSpace Rescue Secondary – Competição Latino Americana de Robótica – LARC 2016 e teve projetos aprovados na MNR 2016.
O 3º lugar CoSpace Rescue Secondary na LARC realizada em Curitiba (PR), em 2017, confirmou que o time do IFBA Jequié estava no caminho certo. Tanto que, naquele ano, na MNR teve mais projetos premiados com Bolsas de Iniciação Científica do CNPq.Para o professor Andrique Figueirêdo, toda essa experiência acumulada e o aperfeiçoamento dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do campus Jequié foram determinantes para o prêmio recém-conquistado na etapa Latino Americana de Robótica em João Pessoa
Na competição Cospace Rescue existe um ambiente 3D no computador onde os estudantes têm o objetivo de programar um robô virtual que seja capaz de detectar e coletar objetos coloridos no chão, desviar de paredes, obstáculos e armadilhas, localizar as zonas para depósito das cores recolhidas, evitar zonas de redução de velocidade, dentre outros desafios.
LINGUAGEM
A linguagem de programação utilizada por eles é a C# (C sharp). Com esse sistema computacional, é possível criar a lógica de funcionamento do robô, suas funções e ações, a fim de conquistar a maior quantidade de pontos possível. A Robocup é a maior competição mundial de robótica que envolve estudantes dos ensinos Fundamental, Médio/Técnico e Superior.
Na Robocup, equipes formadas por estudantes de diversos países competem em diferentes ligas (modalidades) que envolvem a construção e programação de robôs físicos e virtuais. Dentre as principais modalidades da Robocup Junior, destacam-se:Futebol de robôs;Robôs de resgate;Simulações com robôs virtuais e Dança de robôs.

Deixe aqui seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *